Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Esquema de aula - Terceiros Anos - 27/02/2014


    • A Constituição de 1891:
      • Estabelecia três poderes: executivo, legislativo e judiciário.
      • O voto:
        • Voto direto para presidente, governadores, prefeitos, deputados federais e estaduais, senadores e vereadores.
        • Podiam votar: homens, maiores de 21 anos que não fossem soldados, padres ou analfabetos. Exclusão de 80% da população brasileira.
        • Altos índices de fraudes e coerção nas eleições.
        • Implantação do federalismo: maior autonomia para os estados e suas oligarquias.
        • Separação entre e Estado e Igreja.
    • O café, os imigrantes e a industrialização
      • Café: maior produto brasileiro para a exportação.
      • Problema: queda dos preços no mercado externo:
      • O governo intervém no mercado através do Convênio de Taubaté: o governo compra os excedentes da produção para forçar a elevação dos preços.
      • O governo contrai empréstimos com bancos ingleses e aumenta impostos sobre a população.

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