Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Problematização e definição de tema em grupos

Fundamentação teórica e introdução à atividade

  • Organização e padronização:
    • Ao contrário do que normalmente se pensa, a adoção da metodologia científica tem como objetivo facilitar o desenvolvimento da pesquisa.
    • Ao lidar com inúmeras fontes, torna-se imprescindível enumerar e organizar as diversas fontes de informação para tratarmos as questões de que necessitamos.
    • O “pesquisar” científico é uma forma de conduta e pode sim ser prazeroso.
  • Redação científica:
    • Com todas as informações devidamente organizadas e selecionadas, o processo de finalização da pesquisa e de redação do texto científico converte-se em trabalho menos penoso.
    • Podemos então concentrar esforços na construção de uma argumentação, uma vez que todas as referências de nossa pesquisa estarão facilmente em mãos.
    • Tomados os devidos cuidados e com o respaldo de uma pesquisa bem feita, a redação flui sem maiores problemas.
A problematização:
  • a) O problema é relevante?
  • b) Ainda que seja "interessante", é adequado para mim?
  • c) Tenho hoje possibilidades reais para executar tal estudo?
  • d) Existem recursos para a investigação deste tema?
  • e) Terei tempo suficiente para investigar tal questão?
Definições:
  • Qual o problema a ser investigado pelo grupo?
  • Por que tal tema é relevante?
  • A partir desse problema, qual é o tema do trabalho? Elaborem um título para a pesquisa.
  • Quais são as "ferramentas" mais adequadas para investigar o problema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis