Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Atividades - Primeiros Anos

Instruções:


  • As atividades devem ser feitas em duplas.
  • Cópias de respostas de outras duplas não serão corrigidas.
  • Cópias da internet não serão corrigidas.
  • Acessar o endereço eletrônico passado na sala. Para responder:
    • No blog, a dupla pode escrever suas respostas no campo “Postar um comentário” (abaixo). Para identificar, selecione a opção “Nome/URL” no campo “Comentar como:”. Colocar os nomes e os números da dupla no campo “Nome” e deixar “URL” em branco.
    • A dupla pode enviar um e-mail para srpoeira@gmail.com (não esquecer a identificação completa da dupla com nomes, números, série e turma).


Atividades - 1º Ano

Com suas próprias palavras e em duplas, façam o que se pede:
  1. Expliquem as principais similaridades encontradas entre as civilizações da Grécia e da Roma antigas.
  2. Descrevam as diferenças entre as três formas de governo encontradas na Roma Antiga: a monarquia, a república e o império.
  3. Sobre a religião na Roma Antiga, explique o impacto do cristianismo para a civilização romana.
  4. Cite e explique pelo menos três heranças romanas presentes na sociedade brasileira atual.
Atenção! Prazo para entrega: 02/09!


26 comentários:

  1. Milene Aparecida Pereira nº 26, Alana da Silva nº 34.série 1º425 de agosto de 2013 às 23:52

    1- A cultura dos gregos exerceu poderosa influencia aos romanos,que foi repassada em varias partes da Europa.Eles tiveram influencia na linguagem,na política,na educação,na filosofia,na ciência,na tecnologia,na arte e na arquitetura moderna.E uma que se destaca poderosamente é a filosofia.

    2-Na monarquia,os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina.
    Na republica ,era dividida em quatro classes,que era:Patrícios,Clientes,Plebeus e Escravos.
    E no Império,dois nomes sobressaíram Julio César e Augusto.

    3-A influência do cristianismo sobre o direito dos romanos,foi pela vontade do príncipe ,a expressão mais indicada foi sem dúvida a legislação imperial.

    4-Uma delas é a língua que falamos,a língua portuguesa tem origem no latim,idioma faladas pelos romanos.
    O carnaval,com o surgimento da agricultura os homens passaram a comemorar a produtividade do solo.Ele passa a existir quando a igreja católica oficialada a festa (em 590 d.C.).
    A democracia,floresceu em Roma por um líder ateniense.Que é usada por nós,para elegemos nossos representantes e governantes.
    Poesia inspiração de muitos artistas brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charles samuel de melo n°=8 sala= 3 1°ano
      Geovane jhonson de melo n°=10

      RESPOSTAS

      1-As principais similaridades entre a Grecia e Roma antiga sao a arquitetura,religiao,filosofia,etc os Romanos tinham influencia Grega por
      adiquirirem metodos e cultura Grega. 2-A monarquia era governada por reis,muitas obras de urbanizacao foram
      Feitas em Roma,depois disso Roma passou a ter o cenado com 300 membros
      politicos responsaveis por leis financas e guerras ,diferente do imperio que foi o comando de generais Romanos o triunvirato{3 generais)
      que entravam em conflito ate um tomar o poder em suas maos e se torna imperador depois disso o imperio se divide em 2 imperio do Oriente e do Ocidente.
      3-O cristianismo surge na Galileia baseado nos ensinamentos de cristo causando um impacto na religiao,Romana,encontrou posicao,mas difundiu-se pelo imperio.O imperador Constantino encerra a perciguicao
      aos cristaos e anos depois o imperador Teodosio torna o cristianismo a
      religiao oficial.

      4-alguns tipos de construcoes como aqueduto formas antigas de levar agua ate as cidades,hoje temos o encanamento,a luta pelos direitos(democracia),e a mistura das linguas ate desenvolver o portugues.














      Excluir
  2. 1)ROMA pegou o que era importante da cultura grega não, só a cultura como outras coisas mais.Como as construções gregas que eram feitas com colunas e, os romanos melhoraram para que aguentassem mais peso . Roma e um pouco mais desenvolvida em relação a Grecia.
    2)Monarquia:
    Quando Roma era governada por reis. foram realizadas diversas obras em Roma.Sua sociedade era dividida em quatro classes diferentes Patrícios (RICOS)Plebeus(ARTESÃOS E AGRICULTORES)cliente(DESPREZADOS SOCIALMENTE)e Ecravos
    REPUBLICA:
    trezentos membros vitalícios eram responsáveis por leis finanças e gerras,cidadões participavam por meio de assembleia(exeto escravos e mulheres),conflitos entre os generais acabaram por criar o TRIUMVIRATOS(governo de três pessoas.levando a republica a um declínio.
    INPERIO:
    Otavio controla o poder em suas mãos e se torna imperador,durante o império roma diminuiu seu território e viveu um período de paz.Em sua fase final o império romano sofre com invasões de povos babaros e foi dividida em duas.
    3)O cristianismo surge na galileia,a nova religião teve dificuldade mas difundiu-se pelo império romano teve forte apoio das camadas populares, o imperador Constantino encerra a perseguição aos cristãos e, anos mais tarde o imperador Teodosio torna o cristianismo a religião oficial de roma.

    nomes:Luis Antônio de Carvalho Barbosa N20
    Marco Antônio Santos Silva N21 sala(4)1ºano

    ResponderExcluir
  3. 4)DEMOCRACIA;criada pelo povo grego e melhorada pelos romanos e usada por nos ate hoje sem ela não iriamos viver em paz
    CARNAVAL;quando eles plantavam e tinham uma boa colheita e comemoravam. mas so foi oficializada o carnaval quando a igreja oficializa a festa.
    RELIGIÃO;criada por rebeldes e depois oficializada por roma,e usada por a maioria de nos hoje no brasil.

    nome:Luiz Antônio de carvalho Barbosa N20
    Marco Antônio santos silva n21 1ºano sala(4)

    ResponderExcluir
  4. Suas respostas de 1 a 4 podem ser encontradas em "http://www.infoescola.com/historia/roma-antiga-monarquia-republica-e-imperio/", em "http://www.slideshare.net/ProfessorEwerton/origem-do-carnaval" e em "http://www.e-cristianismo.com.br/padres-pos-nicenos/151". A redação deve ser TODA com suas palavras, sem trechos copiados da internet. Podem reescrever as respostas para não perderem os pontos.

    ResponderExcluir
  5. Ana Carolina Albino n° 4 e Bianca Tomaz da Costa n° 37. Turma: 1°328 de agosto de 2013 às 17:11

    1- Pelo fato dos romanos admirarem os gregos eles conseguiram expandir seu domínio e foi o maior Império, tudo com influência grega, armas, barcos, religião e as famosas colunas. Eles aprenderam a melhorá-las, formando os arcos, sua arquitetura suporta e divide mais o peso. As principais semelhanças são as armas, que desenvolveram muito melhor do que os gregos.
    Os gregos inventaram as olimpíadas, e os romanos também tiveram, porém foi muito melhor, pois tiveram mais modalidades. Ou seja, tudo dos romanos foi semelhante aos dos gregos, mas melhorados.

    2- Monarquia foi à primeira forma de governo liderada por reis. O poder é passado para os outros de forma hereditária, portanto não há eleições. Já na república não havia mais reis, foi criado o senado onde todos podiam participar exceto mulheres e escravos. Os romanos ganharam muitas guerras por causa da tropa de centuriões, com tanta guerra os generais dos exércitos ficaram mais importantes, tem uma época que os generais queriam governar. Daí surgiu o triunvirato que quer dizer governo de três pessoas que eram mais fortes que o senado. Isso não deu certo porque os generais queriam disputar uns com os outros. No 2° triunvirato Otávio venceu, ele fica governando sozinho, era um general muito bom, ele tinha tanto poder que se autonomeia Imperador, com isso Roma se torna um Império. O Império foi a ultima fase da civilização que buscou muita guerra por isso tinha muitos escravos. As invasões Bárbaras foi a que mais causaram problemas, eles passavam e saqueavam tudo o que podiam isso foi enfraquecendo o império, foi quando o imperador decidiu dividir o império em dois (império do Ocidente, capital Roma e do Oriente, capital Constantinopla). O império romano acaba quando toda a força de Roma acaba, Roma se perde, acaba a segurança e não há mais rei forte a única coisa que permanece é a Igreja (cristianismo).

    3- Tudo se complica quando Jesus Cristo nasce dentro do Império Romano. O cristianismo cresce tanto que o Império Romano vira cristão o que conhecemos hoje como Igreja Católica. Na época todos cultuavam seus deuses e faziam oferendas, mas como havia muitos pobres na época o cristianismo prevaleceu, pois lá acreditavam na humildade, então já que havia mais pobres do que ricos, os pobres passaram a acreditar no cristianismo, pois não precisavam dar oferendas. Os cristãos eram perseguidos e mortos por vários imperadores romanos, pois acreditar em vários deuses era quase que uma tradição. O cristianismo era proibido, mas mesmo assim só cresceu. O imperador Constantino foi o primeiro a aceitar a religião cristã. Ele só aceitou por dois motivos, o primeiro é que sua mãe virou cristã, e o segundo foi que havia muitos cristãos e se ele fosse contra o cristianismo, corria o risco dos cristãos destruírem seu império. Porém não virou cristão, apenas os toleravam. Já Teodósio designa o cristianismo como religião oficial e o mesmo vira cristão.

    4- A arquitetura; O Idioma; As olimpíadas
    A arquitetura pode ser encontrada em tuneis, arcos, casas, prédios e o mais comum são as igrejas antigas.Já o nosso idioma vem do latim falado na Roma antiga. E as olimpíadas que foram inventadas pelos gregos, mas desenvolvida pelos romanos , e existem até hoje .

    ResponderExcluir
  6. 1º - Os romanos se destacaram sobre os gregos com suas próprias invenções só que melhores do que as dos gregos . Uma delas foi transformar as pilastras retas em forma de arcos , para suportar mais pesos .
    2º - Monarquia – Quando governada por reis , muitas obras, foram renovadas em Roma .
    República – Foi criado o senado com membros vitalícios encarregados por leis , finanças , e guerras . Onde cidadãos participavam de seus eventos ( EXCETO MULHERES E ESCRAVOS ) .
    Impérios - Otávio centraliza poder em suas mãos e se torna Imperador e durante seu império Roma diminui sua expansão e vive um grande período de paz .
    3º - O império romano decidiu se juntar a igreja católica que já tinha se expandido por todo continente fazendo com que tivesse mais poder .
    4º - Democracia, Olimpíadas e Colunas em formas de arco .
    Democracia – Nós temos o livre arbítrio de ter as nossas próprias escolhas .
    Olimpíadas - Esporte criado na Roma que é usado em todos os países até hoje e com o tempo foi se desenvolvendo .
    Colunas – Também desenvolvidos pelos romanos mais em forma de arco para sustentar mais peso .


    NOMES : Higor Gonçalves de Andrade nº- 11
    Saymon Alvim de Paulo nº- 31

    SALA : 03 1º ANO .


    ResponderExcluir
  7. 1-As semelhanças e diferenças entre a Grécia e a Roma Antiga é a religião;a cultura e a arquitetura;só que os romanos adquirem dos gregos.

    3-o cristianismo surgiu na Galileia baseado no ensinamento se Jesus Cristo no começo o cristianismo encontrou oposição;o imperador Nero inicia uma perseguição aos cristão eles para de cultuar os deuses para seguir Jesus.Quando foi a vez do imperador Constantino ele encerra a perseguição aos cristão e alguns anos depois o imperador Teodosio torna o cristianismo em uma religião oficial do império dando uma ordem que não matasse os crista~s poi sua mãe tornou_se uma cristã.

    2-monarquia:era governada por reis;diversas obras de urbanização foram feitas em Roma.
    república:criado o senado com 300 membros vitacícios responsáveis por leis;financos e guerras.
    império:Otávio centraliza o poder em suas mãos e se torna imperador só que na sua fase final ele sofre uma invasão dos povos Bárbaros ai o império é dividido em dois que é Império do Ocidente e o Império do Oriente.

    4-aqueduto:era uma forma de levar águas até as cidades;hoje em dia nós usamos o encanamento para levar a água até as casas.
    arquitetura:podemos encontrar em túneis;arcos que existem até hoje.
    língua:é a língua usada na Roma que é o latim que nós usamos;a nossa língua vem se aperfeiçoando cada vez mais.

    nomes:Keyllor Adriel Batista Lemos nº17 e Nayara Gonçalves nº27

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Nomes:Rafael de Andrade nº:29 1°4
    Robson Haylander nº:30

    1) As sociedades Gregas e Romanas tinham muitas semelhanças.A sociedade era dividida em dois grupos ricos e os mas pobres plebeus,artesões e agricultores,escravos.Eles constituíam a maior parte da população mas não tinham o direito de cidadão que e dar opinião sobre as decisões politicas.
    Os Gregos e os Romanos eram politeístas e adoravam vários deuses e tinham seu cotidiano bem diferentes.

    2)Na monarquia quem governava era o rei.Suas decisões não eram discutidos.O poder do rei era passado de pai pra filho, e a sociedade era dividida entre pobres e ricos.
    Na república quem governava era o presidente.E foi criado o Senado com pessoas que cuidavam das leis,guerras e interesses financeiros.Mas com algum conflitos entre os generais a república entra em crise.
    No Império quem governava era o Imperador mas durante o império a Roma não conseguiu se expandis muito vivendo um bom tempo em período de paz.No final do império a Roma bastante enfraquecida foi sofrendo invasões de povos Bárbaros e se dividiu em Império Romano Ocidental e Império Romano Oriental.

    3)O cristianismo desaforava a religião dos romanos.E era baseado nos ensinamentos de Jesus Cristo.Os Romanos adoravam vários deuses eles eram politeístas,e o cristianismo adorava um só Deus criador do céu e da terra.
    O cristianismo teve muita oposição mas foi se espalhando pelo Império Romano ganhando apoio de pessoas populares.
    Com o passar do tempo a religião cristã se torna a religião oficial do estado.

    4)A forma de governo república e o cristianismo.A república existe até hoje mas com algumas diferenças hoje em dia o direito de votar e lei é para todos diferente de classes sociais e cor de ser homem e mulher.
    Antes as mulheres não podiam nada,mas com o tempo as mulheres foram ganhando um pouco mas de direito, e foi criado o divórcio onde as mulheres tinham mas de liberdade.
    Mas isso aconteceu só nos dias de hoje pois nessa época as mulheres que se separavam eram descriminadas.
    Hoje em dia o divórcio é muito comum e qual quer casal pode se divorciar perante a lei.
    O cristianismo hoje em dia e muito popular no mundo todo com novas leis ex:padres,bispos,papas não podem ter filhos.
    No Brasil a religião católica e muito apoiada por muitos brasileiros,e em toda cidade tem uma igreja com um padre celebrando missas,onde muitos fieis comparecem.

    ResponderExcluir
  10. 1_os povos gregos eram politeístas, cutuavam varios deuses. Antes do cristianismo se tornar religião oficial, Roma também era politeísta. E também as colunas romanas eram parecidas com as colulas gregas.
    2_Na monarquia, Roma era governada por reis, quando mudou para república, foi criado o senado, com isso Roma crescel muito pois o povo pôde participar mais. Com esse crescimento, foi preciso aumentar o número de generais, que começam a dominar o senado. Durante o império, Roma é invadida por vários povos, conhecidos como bárbaros e é dividido em dois: império Romano do Ocidente, que acaba, e império Romano do Oriente, que perde o poder mais não acaba.
    3_Roma era politeísta, mais surge o cristianismo que irá propor varias informações. As populações mais pobres acharam mais interessante os ensinamentos sobre Cristo. Constantino para de persequir os cristãos e mais tarde, Teodósio torna o cristianismo a religião oficial.
    4_O latim, que se desenvolveu em Roma. É uma língua que derivou muitos idiomas de hoje, como o português. O senado que existe até hoje, a forma dos arcos que foram utilizados pelos romanos para o transporte da água que lembra muito os túneis, como o pontilão, e a igreja católica .

    Alunas: Josy Cristina de Paula, n°18 / Bianca Vanderleia da Cruz, n°05. Sala: 1°ano, 4...

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

  12. Nome: Jayne Amalia N°13,Karolayne Santana N°16 Sala :03 1°Ano
    1°As principais semelhanças entre a Grécia e a Roma Antiga é que quase todos os Romanos admiravam os Gregos ,Eles aprenderam a melhorar quase tudo o que eles faziam,por exemplo as colunas.eles criam os arcos com capacidade de suportar mais peso.Os Romanos admiravam tanto a Grécia que ate os Deuses eram os mesmos,só mudaram os nomes.


    Na monarquia, Roma foi governada por sete reis que tinham poder absoluto. Os romanos acreditavam que o rei tinha poder divino.O Senado, formado por chefes de família eram quem aconselhava os reis, depois do domínio dos Reis Etruscos, foram ditas leis prudentes a favor do artesanato e do comercio, adquirindo assim grande importância em Roma, aos poucos esses resi foram dando lugar aos monarcas,violentos e tirânicos, que desprezavam a opinião do Senado. Na Republica, a sociedade romana estava dividida em 4 classes: patrícios, clientes, plebeus e escravos. Os Patrícios e os Plebeus eram os descendentes das famílias dos antigos chefes tribais,que durante o inicio da republica constituíam a classe dirigente. Já os plebeus não tinham linhagem e não possuíam direitos políticos e os escravos. Após as guerras surgiram as novas camadas sociais: cavaleiros que eram plebeus enriquecidos e os clientes que eram os dependentes de trícios, a partir daí a a organização passou a ser dita pela riqueza e não pelo nascimento.A decadência política, social e econômica, fez com que a plebe entrasse em conflito com os patrícios, essa luta durou cerca de 200 anos. Apesar disso, os romanos conseguiram conquistar quase toda a Península Itálica e logo em seguida partiram para o Mediterrâneo. Os territórios ocupados foram transformados em províncias. Essas províncias pagavam impostos ao governo de Roma (em sinal de submissão). As conquistas transformaram exército romano em um grupo imbatível. No plano social, o desemprego aumentou por causa do aproveitamento dos prisioneiros de guerra como escravos. A mão-de-obra escrava provocou a concentração das terras nas mãos da aristocracia (provocando a ruína dos pequenos proprietários de terras que foram forçados a migrar para as cidades). No império, Dois nomes sobressaíram: Julio César e Augusto.Após vários conflitos, Julio César tornou-se ditador (com o apoio do Senado) e apoiado pelo exército e pela plebe urbana, começou a acumular títulos concedidos pelo Senado. Tornou-se Pontífice Máximo e passou a ser: Ditador Perpétuo (podia reformar a Constituição), Censor vitalício (podia escolher senadores) e Cônsul Vitalício, além de comandar o exército em Roma e nas províncias.Tantos poderes lhe davam vários privilégios: sua estátua foi colocada nos templos e ele passou a ser venerado como um deus (Júpiter Julius).Em compensação, os ricos (que se sentiram prejudicados) começaram a conspirar.No dia 15 de março de 44 a.C., Julio César foi assassinado. Seu sucessor (Otávio), recebeu o título de Augusto, que significava “Escolhido dos Deuses”. O governo de Augusto marcou o início de um longo período de calma e prosperidade. Quando chegou a hora de deixar um sucessor, Augusto nomeou Tibério (um de seus principais colaboradores). A História Romana vivia o seu melhor período. A cidade de Roma tornou-se o centro de um império que crescia e se estendia pela Europa e Ásia. Após a morte de Augusto, houve quatro dinastias de Imperadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RESPOSTAS COPIADAS DA INTERNET!

      Podem ser encontradas em http://www.suapesquisa.com/cristianismo/, http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130606172041AAMkt5j, http://www.infoescola.com/historia/roma-antiga-monarquia-republica-e-imperio/, http://www.tecnolegis.com/provas/comentarios/100580 entre outros.

      Favor refazer para não perder os pontos!

      Excluir
  13. Nome: Jayne Amalia N°13,Karolayne Santana N°16 Sala:03 Continuação
    3° Criada por Jesus espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do mundo, se transformando atualmente na religião mais difundida. Jesus foi perseguido pelo Império Romano, a pedido do imperador Otávio Augusto (Caio Júlio César Otaviano Augusto), pois defendia ideias muito contrárias aos interesses vigentes. Defendia a paz, a harmonia, o respeito um único Deus, o amor entre os homens e era contrário à escravidão. Enquanto isso, os interesses do império eram totalmente contrários. Os cristãos foram muito perseguidos durante o Império Romano e para continuarem com a prática religiosa, usavam as catacumbas para encontros e realização de cultos.

    4ª Uma das heranças romanas mais clara em nosso cotidiano língua portuguesa tem suas origens no latim, idioma falado pelos romanos, fruto do processo de expansão romana, que possibilitou a disseminação de sua linguagem através das ações administrativas, políticas e econômicas praticadas pelo Império.
    Política e o Direito: regulamentada por um amplo conjunto de leis, necessário para a estabilidade do Império. Sendo uma civilização multicultural, com fronteiras vastas e em constante conflito, os códigos jurídicos e legislativos instituídos desde suas origens, até a queda do Império do Oriente (565 d.C), foram importantes para a organização administrativa e social, tendo influenciado de forma marcante códigos jurídicos posteriores.
    Religião: politeísta, com predomínio do catolicismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RESPOSTAS COPIADAS DA INTERNET!

      Podem ser encontradas em http://www.suapesquisa.com/cristianismo/, http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130606172041AAMkt5j, http://www.infoescola.com/historia/roma-antiga-monarquia-republica-e-imperio/, http://www.tecnolegis.com/provas/comentarios/100580 entre outros.

      Favor refazer para não perder os pontos!

      Excluir
  14. Aldo Gabriel, nº 1 - Paulo Henrique, nº 29 _ 1º ano - sala 031 de setembro de 2013 às 19:13

    1. As semelhanças existentes entre a Roma e a Grécia antiga são diversas, podemos ter como exemplo a religião onde ambos eram politeístas (adoravam vários deuses). E na maioria das semelhanças existentes como religião, arquitetura, filosofia e até mesmo na cultura ocorreu devido a absorção romana dos costumes gregos, porém os romanos aperfeiçoaram todos os aspectos absorvidos.

    2. -Monarquia: Roma era governada por um rei, sendo que o rei era o chefe militar e religioso, além de juiz. Possuia também um Senado que era composto pelos chefes das famílias patrícias e tinham como função eleger o rei, porém essa eleição só era valida quando os comícios - que eram grupos compostos por guerreiroscom até 45 anos, aceitassem este rei.
    -República: a palavra república quer dizer "coisa de todos", portanto significa uma forma de governo em que o Estado e o poder pertencem ao povo, porém em Roma era uma organização política dominada pelos patrícios e durante este período também foi criado o Senado com 300 membros vitalícios, que tinham como responsabilidade propor leis, cuidar das finanças e tratar de guerras (declarando ou assinando tratados de paz).
    -Império: o primeiro imperador de Roma foi Otávio, que após concentrar o poder em suas mãos fez com que terminasse a República romana. E está forma de governo fazia com que o imperador tivesse um poder político superior ao do Senado e de todos os outros magistrados.

    3. Segundo a tradição cristã, Jesus Cristo nasceu durante o reinado do imperador Otávio Augusto, na região da Galileia, e a mensagem que ele passou durante todo o período de sua vida se tornou a base do cristianismo. O cristianismo apesar dos anos de perseguição, conseguiu sobreviver e conquistar um número crescente de fiéis. E está conquista se deu principalmente pela maneira heroica com que muitos cristãos resistiram aos sofrimentos que eram submetidos nos martírios públicos, dando a ideia ao resto da população de que aquilo só serio possível com a existência de uma força milagrosa vinda de Deus. E com as crises socioeconômicas de Roma e a falta de esperança da população fez com que muitas pessoas das classes dominantes convertessem ao cristianismo, e em paralelo com esse processo a perseguição aos cristãos se tornou cada vez mais fraca, tendo seu fim em 313 durante o reinado do imperador Constantino. E o cristianismo passou a ser a religião do Estado em 380, quando o imperador Teodósio recebeu o batismo cristão.

    4. -A língua: o português que falamos tem origem no Latim, que é a língua romana.
    -O Direito romano: este tornou-se referência fundamental das instituições jurídicas.
    -Arquitetura: em muitas cidades percebemos inúmeras construções inspiradas em anfiteatros, templos e basílicas dos romanos.

    ResponderExcluir
  15. Gabriela Aparecida nº:09 Mônica Aparecida nº:26 Sala: 1º/31 de setembro de 2013 às 20:14

    RESPOSTAS:
    1-o principal acontecimento,foi que os gregos faziam praticamente tudo como os romanos,porém sempre querendo ser melhor.As Olimpíadas foram criadas pelos Gregos,os Gregos aumentam suas invenções,uma delas foi os grandes arcos fortes que suportava muito peso outra coisa que se destacou bastante também foi a Religião,o Intercâmbio que ajudou muito no desenvolvimento de Roma.

    2-Monarquia:o que vale ressaltar é a denominação etrusca,influência grega e teve a sociedade dividida em classes antagônicas:Patrícios(ricos),Plebeus(agricultores),clientas e escravos.
    República:com o fim da monarquia nos tempos da república continuava dividida entre os Patrícios e os Plebeus,a base do poder de Roma era o senado composto por 300 membros controlado pelos Patrícios,os magistrados que comandavam o exército,julgavam os crimes,cobravam impostos,convocava o senado e também as assembléias. Com a subida de otávio Augusto ao poder marcou o fim da república e o início do Império,dois séculos e meio foi de grande paz e prosperidade,porém com as pressões eternas o governo entrou em decadência conhecida também como baixo Império e assim gero o fim do Império romano.

    3-Como os Cristãos eram monoteístas não aceitavam a religião romana e o culto aos imperadores,com isso começou a perseguição aos Cristãos,mas cada vez o Cristianismo foi conquistando seguidores principalmente aos pobres tornando branda as perseguições.

    4-Olimpíadas:que até hoje e muito bem valorizada e expande-se por várias partes do mundo.
    Arquitetura:muitas arquiteturas existentes ate hoje fazem parte de grandes estórias antigas,ou seja arcos,pontes etc.
    Democracia:destacou-se com grande éxito na Roma,onde também o próprio povo tinha a liberdade de escolher seus governantes ou seja não seria necessário votações nem conflitos para eleer seu representante.

    ResponderExcluir
  16. 1- Que essas civilizações desde o inicio de sua existência,eram formados por diversas raças e credos.com o passar do tempo Roma se desenvolveu em sua formação.

    2- Monarquia- conforme a história da monarquia foi governada por sete reis começando por Rômulo. A sociedade era composta por patrícios e plebeus
    Patrícios: eram pessoas de grande posses de terras e gados, era uma luta de sangue passado de pai para filho.
    Plebeus: eram agricultores e artesões que não tinham direito a participação politica.
    Clientes: pessoas que para a sociedade não existia, eram pessoas desprezados.
    Republica: a sociedade continuava dividida, os escravos aumentavam sua população devido guerras conquistadas por Roma. Teve inicio o Senado as assembleias com suas magistraturas no inicio eram 300 membros entre cidadãos importantes. A participação de Roma teve ugar predominante em suas assembleias com três tipos de divisão, assembleia por centúria, por tribos e a plebe.
    Império: a republica teve objetivos de defesas para com os povos rivais e com o passar dos anos se teve a guerras Púnicas com suas vitorias algumas cidades se virão obrigados a pagar indenizações e tiveram que reconhecer o domínio. Alguns sobreviventes foram vendidos como escravos. No final ficou dividido em Império do Ocidente e Império do Oriente.

    3- O cristianismo surgiu na região da Palestina segundo os Evangelhos, que em Belém nasceria o Messias para a salvação da humanidade. Mas com sua elite Judaica e forte não acreditaram nessa nova religião e por isso ele foi crucificado e a partir o cristianismo difundiu-se enter os religiões. Alguns foram perseguidos por sua fé e religião, em alguns anos houve um momento de paz, quando o imperador Constantino concedeu liberdade para cultos e
    religiões.

    4- Passeios pelos jardins e praças, espetáculos em teatros e em ar livre, em literaturas e diferentes línguas, nacionalidades, religião e discriminação.

    Nomes: Danúbia Arielle da silveira alvim Nº-9 1ºano - sala-04
    Grazielen de Paiva Avelar Nº-12

    ResponderExcluir
  17. Amanda Paiva Pimentel n°02 1°ano 4
    Matheus de Jesus Bagetto n°25
    1-) Roma pego grande parte da cultura grega,mas tambem pego a ideia das colunas e modifico para ficarem mas resistentes
    MONARQUIA : quando era governada por reis e tinha diversas obras de urbanização que ficaram em Roma . Era dividida em sociedade patricios(ricos), Plebeus(artesões e agricultores) , crientes(desprezados socialmente) e escravos.
    REPUBLICA: Tinham criado um senado com 300 membros vitalicios que tinam responsabilidade pelas leis finanças e guerras , muitos cidadões participavam atravez da assembleia exeto mulheres e escravos e tiveram um conflito entre generais e criaram triuvaratos um governo de tres pessoas.
    IMPÉRIO : Durante o Imperio Roma diminuiu muito seu processo de expansão e viveu um bom periodo em paz,no final o imperio foi invadido por povos barbaros e toda sua força acaba .
    3-) Roma se uniu a Igreja Catolica Romana pois eles decretaram uma lei que padre nao poderiam ter filhos, então o imperio ficaria com mais poder .
    4-)arquitetura onde podemos ver em casas,igrejas mas antigas,museus, etc.idioma nosso idioma veio do latim lingua que os romanos usavam antigamente mas nossa lingua foi se aperfeiçoando com os tempos.aqueduto forma de levar aqua para as cidades mas hj em dia com alguns aperfeiçoamentos tempos canos de esgotos e de agua potavel

    ResponderExcluir
  18. Juliana Oliveira nº 19
    Patrícia Augusta nº 27
    Sala: 4

    RESPOSTAS

    1- A cultura dos gregos influenciaram os romanos, não apenas a cultura, mas a linguagem, a política, educação, tecnologia, arquitetura moderna e também influenciaram a filosofia.

    2- A monarquia era governada por reis, onde se dividiram em 4 classes, a república teve um governo, com apenas 3 pessoas governando, e o império sofreu com as invasões dos povos bárbaros.

    3- O Cristianismo influenciou a Legislação imperial.

    4- A língua portuguesa, a luta pelos direitos e a arquitetura.

    ResponderExcluir
  19. Hugo nº12 1ºano_Sala 3
    Mailson nº19 1ºano_Sala 3

    1)Roma usou grande parte da cultura grega.Em certa época ambos eram politeistas(acreditavam em varios deuses),Roma tambem usou a filosofia e a arquitetura dos gregos e as melhoraram.

    2)Monarquia->Roma era governada por um rei,pelo qual,era elegidos em Senados,lugar onde se reuniam os chefes de familias.
    Republica->O senado tinha maior poder e decidiam leis,cuidavam de finanças e tratavam assuntos de guerra.
    Imperio->O imperador tinha maior poder que o senado.Nesse momento Roma viveu grandes periodos de paz,mas acabou sendo invadido por povos bárbaros e sendo derrotado.

    3)Roma,que na época era monoteista,não aceitavam a ideia do culto a um só Deus.Por isso deu-se inicío à caça aos cristãos

    4)Muitas das leis que o Brasil tem hoje foram copiadas de leis romanas.A arquitetura brasileira é parecida com a romana.O latim falado em roma deu origem ao português.

    ResponderExcluir
  20. Nome: Jayne Amalia N°13,Karolayne Santana N°16 Sala:03
    1°As principais semelhanças entre a Grécia e a Roma Antiga é que quase todos os Romanos admiravam os Gregos ,Eles aprenderam a melhorar quase tudo o que eles faziam,por exemplo as colunas.eles criam os arcos com capacidade de suportar mais peso.Os Romanos admiravam tanto a Grécia que ate os Deuses eram os mesmos,só mudaram os nomes.

    2°Monarquia:Sociedade dividida entre Patricios,Plebeus,clientes.Na época que foi governada por reis varias obras foram feitas em roma.

    República: Senado com vários membros responsáveis por leis,finanças e guerras.Ao longo do tempo houve conflitos que acabaram criando os triunviratos(governos com três pessoas)

    Império: Durante o império roma diminuiu sua expanção e viveu num período de paz.Com a invasão de povos Bárbaros Roma Dividiu-se em Dois : Império do ocidente ,império do oriente.

    3°Cristianismo surge na galileia baseado nos ensinamentos de Jesus Cristo.Nova religião descobriu oposição e prolongou-se pelo império romano,e teve um forte apoio de camadas populares ,constantino encerra as perseguições e anos mais tarde torna o cristianismo religião oficial.

    4°Língua-Portuguesa: Origem do latim,idioma falado pelos romanos.

    Arquitetura:Encontramos em arcos,pontes.

    Olimpíadas : Bem Valorizados e expande no mundo todo

    ResponderExcluir
  21. priscila mara 28 // igor luiz 13 // sala 42 de setembro de 2013 às 19:09

    1) os romanos se incluiram na cultura grega , por ser mais evoluida , tanto na linguagem , na tecnologia , e na educacao , por isso ha uma grande semelhanca .

    2)MONARQUIA : era governada por um rei , e era ele quem tinha mais autoridade.
    REPUBLICA : o governo se dividia em clientes plebeus , escravos , patricios , que tinham mais poder.
    IMPERIO: os nomes que fizeram o governo foi Augusto e Julio Cezar.

    3)o cristianismo causou grande impacto por era uma religiao com muito poder.

    4)a lingua que falamos , a matematica que teve origem naquela decada ,o cristianismo , e a discriminacao .

    ResponderExcluir
  22. maria gabriela 23 // jackson 14 // sala 42 de setembro de 2013 às 19:55

    1)a grecia antiga e a roma tinham semelhantes tipos de arquitetura com pilastras e arcos; os estudos com matematicos , filosofos e na cultura com teatro e musicas , etc .
    2) a diferenca entre os tres governos e que na monarquia era o rei que comandava toda a roma ; na repulblica eram o senado juntamente com os cidadoes ; e no imperio quem dava ordens era o imperador
    3) no começo o cristianismo nao era aceito pelos romanos somente com o decorrer do tempo ele foi aceito , pois a mae do imperador Teodisio , se tornou cristã , e com isso ele faz do cristianismo a religiao oficial de toda roma conhecida .
    4) religiao com o cristianismo que nasceu na roma antiga e na galileia , baseada nos ensinamentos de jesus cristo .
    o governo com a forma de republica que existe ate hoje onde os cidadoes ajudam a eleger um representante .
    educacao , algumas materias escolares que existia na roma como a matematica e a filosofia .

    ResponderExcluir
  23. Aline De Fátima ( 03)2 de setembro de 2013 às 21:40

    NOME: Aline de Fátima Silva Fagundes Nº:03

    1) Grécia e Roma Antiga:
    -Tinha 3 frentes de ensino que tinham como objetivo melhorar a arte da guerra. Ex.: matemática (filosofia), música e força física.
    -Organização social: Eram organizados em cidade-estado em Roma, e pólis na Grécia.

    2)MONARQUIA:
    Na monarquia o senado era um conselho que reunia os chefes das famílias patrícias de Roma. Sua tarefa era eleger um rei que não tinha poder ilimitado tanto que cabia a comícios compostos por guerreiros com até 45 anos aceitar ou não o rei eleito no senado.
    REPÚBLICA:
    Senado:
    *Dirige a política interna e externa;
    *Controla a atuação dos magistrados;
    *Propõe as leis;
    Assembleias pro tribos:
    *4 tribos urbanas e 17 tribos rurais;
    *Se fosse proprietário rural, o cidadão era alocado na tribo da região a qual pertenciam suas terras. Se não possuísse terras, o cidadão era distribuído em uma das quatro tribos urbanas.
    *Elegiam magistrados inferiores e aprovava leis.
    Assembleias por centúrias:
    *5 classes e 193 centúrias;
    *Os cidadãos eram divididos em grupos segundo critérios.
    *Votavam declarações de guerra ou tratados de guerra ou tratados de paz, aprovava leis e elegia magistrados superiores.
    Concílios da plebe:
    *Votavam leis relativas à plebe, os plebiscitos, e elegiam tribunas e edis.
    IMPÉRIO:
    O imperador passou a deter o poder político superior ao do senado o demais magistrados. Os cônsules, edis, questores e pretores, eram indicados pelo imperador. O poder do senado foi diminuído mas passaram a ocupar cargos criados pelo novo regime. os cargos civis e militares passou a ser ocupados por indicação.

    3) O cristianismo na Roma antiga teve 3 momentos principais.
    1º MOMENTO:
    -Repreensão; onde houve perseguições aqueles que professavam o cristianismo.
    2º MOMENTO:
    -Devido ao crescimento do cristianismo foi permitido professar a fé cristã.
    3º MOMENTO:
    -o imperador Teodósio, pelo fato de ter convertido tornou a religião cristã obrigatória em Roma.

    4)1º-> Cristianismo; pelo fato do cristianismo ter se expandido muito devido ao fato da obrigatoriedade;
    2º-> Arte; porque nós usamos elementos romanos, por exemplo a música;
    3º-> Organização política; onde os sistemas políticos do nosso tempo indeterminadas situações até mesmo pelo lado filosófico se assemelha a Roma.

    ResponderExcluir

Esquemas úteis