- O Governo Juscelino Kubistschek (1956-1961):
- Com Café Filho no poder, são realizadas as eleições que levam à vitória de Juscelino Kubitschek (apoiado pelo PSD e pelo PTB e com oposição da UDN).
- Juscelino sobe ao poder após alguns distúrbios políticos:
- Afastamento do vice Café Filho por motivo de saúde.
- Afastamento pelos militares do presidente da Câmara Carlos Luz.
- Término do mandato em estado de sítio sob comando do presidente do Senado, Nereu Ramos.
- Juscelino toma posse com a proteção dos militares e inicia uma profunda transformação econômica através de seu Plano de Metas.
- O Plano de Metas visava à criação de um parque industrial diversificado (automobilístico, naval e ampliação da siderurgia), além do aumento do parque rodoviário. Criou as hidrelétricas de Furnas e Três Marias.
- Tudo isso, no entanto, com uma política de capitalismo associado ou dependente, através de empréstimos internacionais.
Páginas
Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.
Informe-se
Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
Esquema de aula - Terceiros Anos - 09/08/2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário