Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Atividades - Segundos Anos

Instruções:


  • As atividades devem ser feitas em duplas.
  • Cópias de respostas de outras duplas não serão corrigidas.
  • Cópias da internet não serão corrigidas.
  • Acessar o endereço eletrônico passado na sala. Para responder:
    • No blog, a dupla pode escrever suas respostas no campo “Postar um comentário” (abaixo). Para identificar, selecione a opção “Nome/URL” no campo “Comentar como:”. Colocar os nomes e os números da dupla no campo “Nome” e deixar “URL” em branco.
    • A dupla pode enviar um e-mail para srpoeira@gmail.com (não esquecer a identificação completa da dupla com nomes, números, série e turma).


Atividades - 2º Ano

Com suas próprias palavras e em duplas, façam o que se pede:
  1. Comparem com suas palavras a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana e as manifestações de rua deste ano (2013). Encontrem similaridades e diferenças.
  2. Qual é a opinião da dupla sobre a imagem de Tiradentes difundida atualmente? Utilizem como base para seus argumentos o debate histórico sobre a manipulação da imagem de Tiradentes na República Brasileira mencionado nas aulas.
  3. Explique a relação entre o Império Napoleônico na Europa e o processo de independência do Brasil.
  4. Explique a importância de ações como a “Abertura dos portos às nações amigas” e a “Elevação a Reino Unido” para a independência do Brasil.
Atenção! Prazo para entrega: 02/09!

22 comentários:

  1. Ântonny nº: 06 e Alison nº: 0330 de agosto de 2013 às 08:08

    1ª questao : Os movimentos d dentativas de independencia do Brasil assim cmo as manifestaçoes desse ano é q tda deram errado. A Inconfidencia Mineira e a Conjuraçao Baiana foram totatlmente violentas com mortes exemplares, um exemplo Tiradentes, muitos forammandados para a Africa e morreram por la.... Essas foram similaridades entre elas as diferenças e q a Conjuraçao Mineira foi escondida e deve um pouco mais d duraçao, a Conjuraçao Baiana foi totalmente aberda e foi facilmente desmacarada e as manifestaçoes d 2013 foram pacificas entre aspas pois ouve alguns vantaloos mais nao as consequencias das outras revoltas

    2ª quetao: A imagem d Tiradentes e comparada a d Jesus, por meio d manipulaçao para q ele servi-se d marti, heroi, um simbolo d heroismo e d uma pssoa q luto contra a coroa portuguesa

    3ª quetao: O Imperio Napoleonico deve a sua importancia na independencia do Brasil pois, cm as invaçoes em tds os paises da Europa obrigou o D. Joao. Pois D.joao esteve precionado a aceitar as ordens d Napoleao e continuar os seus negocios cm a Inglaterra. D.Joao sobre presao d Napoleao e nao querendo rober o acordo cm a Inglaterra foge para o Brasil, onde começa a gerar um desenvolvimento para a colonia e fazendo cm q o Brasil tenha uma impordancia maior, isse foi um dos fatores impordades para a independencia do Brasil

    4ª quetao: Essas a.oes diveram a impordanci para a independencia do Brasil pois Almentou o dessenvolvimento do Brasil, isso veio a tracer uma impordancia maior para a colonia. Assim cm um desenvolvimento maior no comercio e elevado ao titulo d Reino Unido, o Brasil passa a regeitar as ordens de Portugal...o Brasil entre aspas D. Pedro apos ser nomeado princepe regende do Brasil

    ResponderExcluir
  2. nomes:Cynthia e danyelle n° 5 e 7 turma:2°830 de agosto de 2013 às 16:05

    1)Bom a inconfidência mineira foi um movimento que aconteceu,porque as elites de minas estavam insatisfeitas com as derramas e com a diminuição anual do ouro.Já a conjuração baiana foi um movimento que aconteceu,porque as camadas mais humildes estavam passando por miséria e fome. Os protestos deste ano aconteceram porque o povo queria melhora na saúde,educação e transporte.Bom esses movimentos tem em comum e que todos eles buscavam seus direitos como cidadaõs.Já a diferença é que naquela época era muito mais difícil pra conseguir as coisas,pois n tinha a mídia para ajudar,isso não quer dizer q hoje seja fácil também,mas hoje temos a mídia para nos ajudar um pouco.

    2)Que ele merecia mais reconhecimento,pois foi através dele que o Brasil lutou para sua independência,mesmo não dando certo o que ele pretendia fazer com a ajuda de seus colegas,ele pelo menos teve a coragem de lutar pela independência do Brasil,para nós tirantes não e somente um símbolo e sim um homem de coragem,pois morreu pelo seu próprio país.






    3)Napoleão estava fazendo uma guerra na europa,pois queria manter os ideais da revolução francesa.Mas a França tinha como seu pior inimigo a Inglaterra e no meio disto tudo estava Portugal.Napoleão para abalar a Inglaterra,cria o bloqueio continental,com isso Portugal foi obrigado a parar de comercializar com a Inglaterra,mas mesmo assim durante bastante tempo D.joão conseguiu enrolar Napoleão,pois o Brasil devia para Inglaterra e tinha que manter esse comércio para ajudar a pagar as dividas,depois que Napoleão descobriu que Portugal não tinha obedecido a sua nova lei,ele manda o exercito dele invadir Portugal,ai D.joão toma uma atitude muito ousada,pega a família real toda,documentos e funcionários importantes e vai para o Brasil,com a ajuda da Inglaterra.Com a chegada da família real ao Brasil,D.joão transforma o Brasil colônia em um reino unido a Portugal,isso mostra que o Brasil não deve mais se abaixar para Portugal ,pois eles estavam com a mesma importância,isso ajuda muito o Brasil no processo de independência.


    4)A abertura dos portos as nações unidas fez com que o Brasil conquistasse mais uma liberdade a de poder comercializar com outros países inclusive a própria Inglaterra.Já a elevação a reino unido fez com que o Brasil ganhasse importância,iso foi mais um grande avanço para a independência do Brasil,pois já tinha o comercio livre,suas manufaturas próprias e ainda passou de colônia para reino unido.Isso fez com que o Brasil estivesse a um pouco de se torna um pais independente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelma e Sheila n:1e26 turma:2,730 de agosto de 2013 às 18:42

      1)foi uma disputa por causa do ouro, São Paulo E MINAS GERAIS brigavam porque o ouro estava ficando escasso,foi atraindo varias regiões porque o ouro era muito valioso, quanto São Paulo E MINAS GERAIS disputa por causa do ouro, São Paulo perde a disputa e os Mineiros os expulsão, a conjuração Baiana se da pela a insatisfação das condições de vida, os participantes era as pessoa pobres em geral(escravo, pedreiro,pobres,soldados e bordadores).A rebelião era vista como uma única saída para a melhoria das condições de vida.A proposta politica dos conjurados consistia na implantação de uma republica democrática na Bahia.As manisfestaçoes de rua que aconteceram no BRASIL foi para alerta a sociedade de que o nosso Pais não anda bem os motivos pela luta foram igualdade social,saneamento básico transporte mas barato.A similaridade entre manifestações de rua e que os ideias são os mesmo,mas so a época e diferente e a luta.e a diferença e que uns lutavam pelo ouro outros por melhores condições de vida.

      2)que atualmente Tiradentes e visto como herói pois ele lutou na inconfidência Mineira que foi um movimento social de pessoa ricas da elite Tiradentes era o mas pobre por isso foi morto para servi de exemplo para as pessoas que talvez si indignassem e quisessem lutar.TIRADENTES foi esquartejados e seu corpo foi colocado em estaca de madeira,a imagem de Tiradentes foi pintada para mostrar-lhe como Jesus com a barba o cabelo grande e as roupas maltrapilho era e a imagem que muitos tem de Tiradentes mas ele era um homem que segundos dizem era muito diferente da imagem que o representam como sendo Jesus.

      3)napoleão Bonaparte era rei de uma parte da Europa e queria conquistar, toda a Europa o único pais que napoleão não conseguiu invadir foi a Inglaterra por isso criou bloqueio continental para ver se ele consegue abalar a Inglaterra como Portugal depende do comercio ele recusa a cumprir o bloqueio, napoleão se enfurece e ordena que inv adem Portugal D.joão que na época não era rei de Portugal teve que tomar uma decisão pois seu pai e seu irmão haviam morrido sua mae D.maria a louca não estava bem para governa por isso D.joao foi chamado para ser príncipe regente de Portugal como ele não queria perder o trono tomou uma decisão e embarcou a família real os funcionários, os juizes todas as documentações e foram para o Brasil chegando la inaugurou a abertura dos portos so com as nações amiga assi o brasil podia comercializar livremente,assim que a família real chega ao rio de janeiro ele faz a instalação de manufaturas no brasil,como o brasil foi ganhando sua importância D.joao acaba decretando a elevação de status de reino unido pressionado D.joao acaba retornando ao brasil e deixa no poder seu filho D.pedro sob o titulo de príncipe regente,as cortes portuguesas insistiam que o brasil tinha que perder sua importância seu pai D.joao pressionado pelos portugueses envia cartas para seu filho que fica insatisfeito e acaba declarando o dia do fico,que ele declarava que não iria retornar a Portugal as cortes portuguesas tentam fazer com que D.pedro volte,em uma viagem de D.pedro chega-lhe um mensageiro e lhedia que Portugal esta em crise e na mesma hohra d.pedro da o grito do Ipiranga e e coroado imperador do brasil.

      4)a abertura dos portos e que com a saída de D.joao a Portugal ele realiza em troca aberura dos portos com as nações amigas assim o brasil podia comercializar livremente D.joao decreta que Portugal e brasil estão no mesmo patamar de elevação com isso o brasil deixa de ser colônia para ser reino e isso faz com que os portugueses fiquem furiosos pois brasil não era mas colônia de Portugal brasil estava praticamente independente podia produzir e comercializar livremente não estava mas sobre as ordens de Portugal.

      Excluir
  3. A inconfidençia Mineira
    A comparação e que a A Inconfidência Mineira ela foi a luta do povo pela liberdade,o lider
    disso tudo foi Joaquim José da Silva Xavier, o seu motivo foi a questao da derrama que é bem assim ele queria cobrar os impostos atrasados que e o quinto que como a gente ver o próprio nome ja fala que é uma cobrança de 20% sobre a quantidade do ouro extráido e quando esse imposto não era pago,os valores so iam se acumulando então a Metrópole podia lançar a derrama para cobrar esses impostos e então o povo ficou insastifeito com a derrama e com a diminuição do ouro ,Agora a conjuração baiana a Bahia perdeu muito a sua importaançia para o Rio de Janeiro então a população começou sofrer com o aumento do custo de vida como por exemplo sem alimento e etc e entao os movimentos foi constante entao esse movimento foi praticamente porque eles estavam passando fome é as manifestações desse ano tem tudo a ver porque os impostos de Barbacena são cobrados mais nao vemos melhoria na educação muito menos na saúde e muitas pessoas também passando fome
    2- Que tiradentes foi um homem de coragem e quase ningueim deu a ele oque ele mereçia por sua valentia,ele lutou contra a coroa portuguesa defendendo seus direitos entao na verdade Tirandentes foi morto porque ele era pobre e ja fizeram isso com ele para mostrar que mais alguem quiseçe faser o mesmo iria aconteçer isso também varias pessoas que estavam com Tiradentes tiveram um punição mais so Tiradentes foi morto.

    3-Bom napoleão era rei de quase toda parte da europa, e eles queria invadir a Inglaterra mais a Inglaterra tinha um Bloqueio Continental então Portugal foi obrigado a parar de comerzializar junto com Inglaterra.mais todos sabemos que Napoleão em Brasil oBrasil passou a ser sede do reino então Brasil de desenvolveu a partir disso ,ele fez a a abertura dos portos so com as nações amiga com isso Brasil podia comercializar Brasil nao dependia tanto de Inglaterra como antes . Mais Inglaterra estava forçando a D.João voltar para lá e ele estava so enrolando entao povo se revolta de tanto manda manda carta e ele so enrolando e ordena que ele volte manda tropa para la e D.João deicha seu filho em Brasil no poder mais como D.João depois de tudo ele tinha que obedecer la seu povo e la o povo nao queria que o Brasil tivesse essa importançia toda e D.Pedro insastifeito com seu pai ele declara o dia do fico , ele la presente com todos os seus amigos declara que ele não iria voltar a Portugal , e Portugal em crise e com isso D.Pedro da o grito .

    4- A Abertura dos portos foi muito importante ajudou muito o Brasil a se desenvolver a poder comercializar sem depender de Inglaterra ,Agora o Reino Unido que acho na minha opinião a mais importante ela sim que deu a Importançia ão Brasil entao deixa de ser colonia e passa a ser um rei e dar muita dor de cutuvelo nos Portugueses porque Brasil nao era mais a colonia de Portugal não precisa mais de obedecer as ordens de Portugal

    ResponderExcluir
  4. Ana Paula. 2° 7 n°531 de agosto de 2013 às 16:43

    1-Com o quinto nao sendo pago corretamente, Portugal teve que intensificar a cobrança de alguma forma, então colocaram a derrama em pratica, porem o povo nao gostou e tentaram mudar esse fato.A conjuração pretendia estabelecer um país livre, com base pelos iluministas.E a conjuração Baiana lutava por um governo igualitario, e foi tambem com base aos ideais iluministas que buscavam a diminuição dos impostos, o aumento salarial. As manifestações buscaram a redução das tarifas do transporte, questionaram os gastos públicos, a saúde e a educação.Todos esses movimentos buscaram de fato a igualdade, lutaram pelos seus direitos de cidadãos para um Brasil justo e melhor.

    2- Tiradentes foi retratado em pinturas como Jesus Cristo, porem como foi dito em sala essa imagem é fictícia, ele nao teve cabelos longos e nem a barba longa, porque na sua época de militar nao era permitido muitos pelos pelo corpo. Por isso as imagens dele como Jesus foi pra que as pessoas vissem ele como um homem bom que lutou pelo seu povo e que se orgulhassem pelo o que ele fez pelo Brasil.

    3- Napoleão criou o bloqueio Continental, onde nenhum país podia fazer comercio com a Inglaterra, mas Portugal era 'aliado' com a Inglaterra por fazer comercio, se ele aderisse isso poderia prejudicar a sua economia. D. João estava enrolando Napoleão e a Inglaterra, ate que decide deixar Portugal junto com sua família e fugir para o Brasil, quando Napoleão chega ate Portugal não encontra ninguém. Já no Brasil D. João resolveu abrir o Banco do Brasil, e abrir os portos e varias outras coisas que ajudou o Brasil a se desenvolver.Apos isso, o povo de Portugal exigiu que a Corte voltasse, mas ele enrolou bastante ate retornar, então ele teve a ideia em deixar seu filho no Brasil para governar, mas D. Pedro também teria que voltar porque seu pai estava lhe enviando cartas e nao queria que ele continuasse ali, nem o povo de Portugal. D. Pedro nao acatou a seu pai, e então decretou o dia do fico, e apos D. Pedro da o grito de Independência ou Morte. Com D.pedro aqui no Brasil, teve um desenvolvimento muito grande.


    4- A abertura dos portos às nações amigas ajudou muito para o desenvolvimento do Brasil, fez com que pudesse comercializar com outros países, e isso foi muito bom para o Brasil alem dos interesses econômicos, onde houve a liberdade. O Reino Unido acelerou a Independência, ele passou a ser um reino unido ao invés de colonia,e onde teve suas próprias manufaturas e deixou de acatar as ordens de Portugal, com isso o Brasil fica independente, podendo produzir e comercializar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Cláudia e Krislainne n°04 e 18 2°7

      1- A semelhança entre esses movimentos é que são entre pessoas que estão insatisfeitas com o governo,todos deram errado. A diferença é que a Inconfidência Mineira não foi aberto ao público, e sim em segredo onde poucas pessoas sabiam e participavam.

      2- Tiradentes foi idolatrado , mas ele não era tudo isso "de bom" , pois era um cara que bebia muito e passava por vários problemas sociais. Foi colocado como herói para causar impacto sobre as pessoas.

      3- Quando Napoleão decreta o bloqueio continental, Portugal não se decide em que lado ficar.O rei de Portugal indeciso foge para o Brasil junto com a família real, ja que essa era a melhor escolha no momento. Com essa escolha faz com que acelere ainda mais o processo de independência do Brasil, que ja estava conturbado.

      4- Com a abertura dos portos às naçãoes amigas, o Brasil podia comercializar livremente.Quando D.João veio para o Brasil com a família real, ele criou manufaturas. O Brasil passa a ser uma colonia importante e o D.João decreta a elevação de Reino Unido, o Brasil estava praticamente independente, ja podia comercializar e produzir sem depender de Portugal.

      Excluir
  5. Nathaniele e Lucas N°23e21 2°ano8
    1 A Inconfidência Mineira foi movimento produzido pelos ricos. Esse movimento foi feito porquê o Rei de Portugal estava cobrando a derrama e cada vez ela vinha mais alta então os ricos ficaram revoltados porquê afetava mais eles que os pobres.
    Agora a conjuração Baiana já foi uma Revolta Aberta,podia participar os ricos,pobres e qualquer tipo de público. Hoje em dia estava acontecendo os protestos parecidos com os daquela época. o povo daquela época assim como os dias de hoje, estamos lutando pelo direito do povo. Naquela época o povo estavam lutando para que acontecem a Independência, agora hoje em dia nós estamos lutando para melhorar do País.
    2 A imagem de Tiradentes na nossa opinião de fato, ele foi um herói, só que ele não tinha que receber todo o crédito. Pois seus amigos também tinha que ter esse título de heroísmo.
    3 Napoleão tentou atacar a Inglaterra mas não conseguiu então ele ordenou que os outros países cortassem as relações com a Inglaterra então Portugal ficou indeciso porquê ele tinha contas com a Inglaterra.
    Se eles deixasse de comercializar com a Inglaterra ela atacava, e se fosse contra Napoleão ele também o atacava. o Rei de Portugal teve uma brilhante ideia de ir para o Brasil carregando todos os seu documentos do País. Isso foi um grande avanço para o processo de Independência.
    4 Já que a família Real veio para fica no Brasil o rei abriu os Portos de navegação para que o Brasil posso comercializar com outros países. Então a colonia já havia ganhado um pouco de importância porquê a família real já estava lá.
    E com essa decisão o Brasil ganhou mais importância, o rei elevou a colonia ao Reino Unido então o Brasil se tornou mais independente.

    ResponderExcluir
  6. Nomes : Priscila Katiuci 22, Tayara 29
    1° Questão -Bahia, num processo de miséria e pobreza aliado à decadência da produção açucareira.Enquanto a Inconfidência Mineira foi um movimento escondida , a Baiana foi um movimento popular, realizado por negros, mulatos, escravos e alguns proprietários.As manifestações de 2013 foram pacificas, teve alguns vandalos mas não as consequências de outras revoltas!

    2° Questão - Tiradentes e visto como heroi, pois ele lutou contra a coroa Portuguesa.

    3° Questão-Napoleão Bonaparte estava fazendo uma guerra na europa,único pais que napoleão não conseguiu invadir foi a Inglaterra por isso criou bloqueio continental para ver se conseguia abalar a Inglaterra, com isso Portugal foi obrigado a parar de comercializar com a Inglaterra,D.João consegue enrolar Napoleão por muito tempo,depois Napoleão descobriu que Portugal não tinha obedecido sua lei e ele manda seu exercito deve invadir Portugal.D.João toma uma decisão genial e pega os documentos de Portugal e a familia real os funcionários importantes e foge para o Brasil.A chegada de D.João ao Brasil foi muito importante ele transforma o Brasil colônia em um reino unido a Portugal.Isso ajuda o Brasil no processo da independência.


    4° Questão-A abertura dos portos as nações unidas fez com que o Brasil conquistasse mais uma liberdade podia comercializar livremente, com outros paises inclusive com a Inglaterra.Isso fez com que o Brasil tivesse perto de se torna um pais independente.

    ResponderExcluir
  7. Bruna e Nathalia nº 3,22 _ 2.81 de setembro de 2013 às 18:05

    1. Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana foram movimentos que tentaram conseguir a Independência, mas não deram certo. A Inconfidência Mineira foi uma Revolta de pessoas ricas: juízes, médicos, militares que não concordavam com a cobrança de impostos vinda do Governador, então se reuniam em segredo para elaborar uma forma de acabar com o mesmo. Um dos participantes desta Revolta foi o Alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes). Numa das reuniões decidiram que o ataque seria quando fosse decretada a Derrama, mas Joaquim Silvério dos Reis denuncia a Revolta para o Governador, que suspende a Derrama e manda prender os Líderes da Revolta, onde a pena de Tiradentes foi a morte e a dos demais participantes, expulsão para a África. Já na Conjuração Baiana (conhecida também como Revolta dos Alfaiates) foi um pouco diferente. A Revolta era de pessoas humildes, pobres por causa da fome e da miséria; eles não se reuniam de forma secreta, colavam cartazes nas ruas, chamavam o povo para Revoltar e como na Inconfidência Mineira também houve um traidor que relatou para o Governo o dia, a hora e o local da reunião que daria início ao movimento. Feito isso os participantes são exilados e os Líderes são mortos na Forca.
    Esses dois movimentos têm relação com as Manifestações porque elas também foram organizadas por causa da insatisfação da população com saúde, transporte, educação se diferenciando somente por Liberdade de Expressão e não tendo os mesmos motivos.

    2. Na história, Tiradentes foi dado como herói, mas em nossa opinião não foi bem assim afinal ele só era mas um dos capachos das tropas do rei de Portugal, e seguia ordem que eram impostas pelo mesmo.Foi tido como herói por ser um dos ajudantes na Inconfidência Mineira, avisando a todos sobre a revolta.Ele só teve a pena mais severa, enforcado e esquartejado, pelo fato de fazer parte da coroa real, e o rei se sentiu afrontado, vendo que ele foi coadjuvante na rebelião.

    3. No século XVIII Napoleão estava em Guerra na Europa, garantindo assim os ideais da Revolução Francesa, mas a Inglaterra foi contra não ficando do lado da França. Com isso, para abalar a Inglaterra, cria-se o Bloqueio Continental, que proibia os outros países de comercializar com a Inglaterra. Portugal era um dos países que comercializava com a Inglaterra e tinha dívidas com a mesma, e se recusa a cumprir o Bloqueio. É aqui que as coisas se tornam mais complicadas, Napoleão decide invadir Portugal por não obedecer a suas ordens. D.João Príncipe Regente de Portugal, se vê numa situação difícil e começa a enrolar a França e a Inglaterra (ele era mestre em fazer isso). Mas chega uma hora que ele tem que tomar uma decisão, decide embarcar com toda a Família Real, documentos e funcionários importantes em uma ''fuga'' para o Brasil com a ajuda de navios Ingleses (sacada de mestre). Quando chega aqui, realiza a Abertura dos Portos para as Nações amigas, cria-se o Banco do Brasil, enfim com o passar do tempo é cada vez mais querido pelo povo brasileiro.
    Foi justamente todo esse processo que contribuiu para a Independência do Brasil.

    4. A Abertura dos Portos faz com que o Brasil ganhe uma liberdade comercial muito grande, afinal passa a comercializar com vários países. A Elevação do Reino Unido só aumenta cada vez mais o Brasil, torna-se um país praticamente independente, porque as manufaturas brasileiras não podiam competir com produtos estrangeiros. Então se tornando Reino Unido a Portugal ele podia: produzir, comercializar e não era preciso mais dar satisfações a Portugal.

    ResponderExcluir
  8. Giovani e Junior nº12,16_2.71 de setembro de 2013 às 20:46

    1. Bom,como todos sabemos a Confidência Mineira e a Conjuração Baiana foram manifestações no qual seu maior objetivo foi a baixa de impostos e a liberdade de expressão. Esses movimentos foi totalmente violentos com mortes,como a de Tiradentes,que foi enforcado e esquartejado. A similaridade entre ambos foi que a Confidência Mineira foi mais duradoura. E as manifestações de 2013 foram "pacificas",mas houve vandalos e não resultou em brutalidades.
    As diferenças foram que em Minas Gerais era o baixo valor do ouro,impostos absurdos cobrados por Portugal e na Bahia o problema era que o preço do açúcar subiu assim,muitos senhores voltaram a plantar cana,então aqueles pedaços de terra utilizados para produzir alimentos (feijão,arroz,...) voltaram a ser ocupados por canavias que se resultaram em miséria e fome.

    2. Foi que a imagem atual de Tiradentes foi comparada com a de Jesus por meio de manipulação de um pintor,tornando-o um herói.

    3. Foi que a relação era o Bloqueio Continental.Napoleão proibiu todos os países da Europa de comercializar com a Inglaterra,porem por alguns motivos Portugal devia favores a Inglaterra,então a corte portuguesa decidiu quebrar esse bloqueio.Napoleão que tinha o exército mais poderoso da Europa decidiu invadir Portugal.A família real sabendo disso decidiu fugir para o Brasil levando seus documentos,que ajudou no desenvolvimento do Brasil.

    4. A liberdades dos portos fez com que o Brasil tivesse uma liberdade de comercializar com outros países inclusive a Inglaterra, já o Reino Unido fez com que o Brasil ganhasse uma grande importância para o avanço da independência do Brasil no qual resultou de Colônia para Reino Unido.

    ResponderExcluir
  9. Parley Silva; Joyce Ingrid 2° 8
    1° A Inc. Mineira foi um movimento feito no estado de MG, feitos por ricos em protestos aos impostos que eram cobrados cada vez mais enquanto que a produção de ouro no estado estava em declínio (feita por ricos, pois eram esses que recebiam maiores cobranças).
    Todas suas reuniões eram feitas em sigilo, e buscavam ser um estado emancipacionista de Portugal; a Conjuração Baiana foi iniciada por pessoas de classe média e pobre do estada da Bahia, tendo como causas da rebelião a fome que assolava o estado (que era grande produtor de cana-de-açúcar e não de alimentos), as taxas elevadas de mortalidade, a liberdade dos escravos e a pobreza do estado.Foi um movimento aberto ao público e por isso foi bem mais simples de ser impedido e aniquilado.Os movimentos decorrentes desse ano foram dados por praticamente 3 motivos: saúde,educação e segurança, levando milhares de pessoas para as ruas. A ligação entre esses três é justamente a melhoria de um governo,igualdade de distribuição de impostos revertidos em benefícios e divisão igual deste. As diferenças presentes são justamente o público que esta afetam, suas mentalidades (dois ligados a independencia de seus respectivos estados; e um ligado apenas a melhor distribuição dos impostos) e claro, igualdade em direitos públicos.
    2° A dupla chegou a conclusão que Tiradentes foi apenas um símbolo da Inc. Mineira, usado analogicamente com Jesus. Não desmerecemos sua importância para a Inc. Mineira, mas temos em mente que este foi usado apenas para crescer a proporção que a revolução tentou concluir.
    Tiradentes acabou recebendo esse título de mártir por acabar recebendo uma penalidade severa (diferentemente dos demais integrantes da rebelião) e; por consequência; acabou levando os "louros da vitória" da independência de Minas Gerais.
    3° De forma sintetizada, Napoleão foi um grande invasor na Europa e tentou por sua vez invadir a Inglaterra, essa por sua vez, faz o bloqueio continental. então Napoleão decide invadir Portugal, que já não estava em boas condições e o obriga a unir-se a ele. Portugal então fica entre "Napoleão X Inglaterra" sabendo que estaria numa situação difícil D. João se arrisca colocando toda a família real e todos os documentos do Estado com ele para o Brasil. Napoleão invade Portugal,mas não toma posse delas,já que não possuía os documentos. D. João então consegue livrar-se dessa crise.
    Com o tempo o Brasil recebe o título de Reino Unido a Portugal e depois da volta de D. João para seu estado natal, deixa seu filho no Brasil (D. Pedro) que; por adorar o Brasil e frustrado com as exigências do rei (sei pai) para voltar, propõe a independência do Brasil.
    4° A abertura dos portos do Brasil facilitou a liberdade comercial com os demais países (embora não pudessem competir com produtos estrangeiros).
    Os portos estavam abertos aos países amigos (principalmente a Inglaterra, que ajudou na fuga de Portugal); elevando o Brasil das demais colônias portuguesas. Com o título de reino unido, o Brasil conseguiu se igualar a Portugal,tendo os mesmos direitos políticos da metrópole,deixando os portugueses legítimos insatisfeitos com isso. E mesmo com a ida de D. João, o povo exigia a "diminuição" do Brasil a colônia; e; por estar numa monarquia constitucionalista; o rei segue a ordem do povo e ordena a volta de seu filho para Portugal (a única coisa que impedia a "diminuição" do Brasil), seu filho se recusa e então declara a independência do Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Bárbara 7,Iago 13_ 2-71 de setembro de 2013 às 23:03

    Questão 1-A Inconfidência Mineira com a diminuição do ouro foram cobrados mais impostos como a derrama de todas as pessoas como ricos e pobres,com isso a população não aceita, a Conjuração Baiana foi a revolta do povo contra Portugal pois eles queriam igualdade,liberdade , e fraternidade mas para isso teria que ser independente de Portugal, agora já nas manifestações vividas atualmente praticamente são as mesmas coisas vividas na Inconfidência Mineira e na conjuração Mineira aonde o povo lutava pelos seus direitos.

    Questão 2-Tiradentes foi posto como heroi, mas as imagens que retratam ele indica que ele foi um salvador como jesus mas naquela época como Tiradentes era militar ele não podia ser desse jeito que e retratado nas fotos.

    Questão 3- Napoleão já tinha conquistado quase toda a Europa mas de menos a Inglaterra aonde eles não conseguiam chegar,com isso Napoleão cria o Bloqueio Continental aonde nenhum pais podia comercializar com a Inglaterra ,mas Portugal como era dependente do comercio ingles continuava desobedecendo Napoleao,com isso Napoleão decide invadir Portugal mas chegando lá Napoleão não encontra ninguém da corte Portuguesa pois D.João principe regente de Portugal decide fugir para não perder seu trono para o Brasil levando documentos e sua familia e toda a corte Portuguesa.Com a vinda de D.João para o Brasil ele abriu Portos ,o Banco do Brasil como mais manufaturas,com isso o Brasil não precisa ficar dependendo de Portugal, tendo seus proprios recursos e comercialização.

    Questão 4-Com a abertura dos Portos o Brasil se desenvolve rapidamente onde ele podia comercializar com qualquer pais ,com isso ajuda bastante com que o Brasil iguale a Portugal e vire um Reino Unido.

    ResponderExcluir
  11. Samanta n°25 e Tatiane n°28/ Turma: 2°ano 71 de setembro de 2013 às 23:17

    1-A semelhança é que tanto na época da Inconfidência Mineira,na Conjuração Baiana e hoje em dia eles estão lutando por um governo que possa se preocupar mais com a população.
    A diferença é que a atualidade está se espelhando nos direitos do povo daquela época.

    2-Houve uma manipulação da República para confundir o povo sobre a imagem de Tiradentes,para simbolizar um herói eles decidem pintar um quadro com características de Jesus Cristo com barbas e cabelos grandes sendo que ele era um militar e os militares não tinham cabelos e barbas grandes.

    3-No seu Império Napoleão soube usar sua liderança e foi aceito pelo povo.
    No processo de independência do Brasil D.Pedro decide não voltar para Portugal,mas as cortes portuguesas ordenam que D.Pedro volte e ele não acata as ordens das cortes e então ele foi coroado Imperador do Brasil pelos brasileiros.

    4-Os brasileiros não iriam depender mais de Portugal porque o Brasil estava começando a ter condições de comercializar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalila n°6 Wendel n°32
      1-As manifestações desse ano teve um vinculo com Inconfidencia Mineira e conjuração baiana pois todas foi uma tentativa de independencia do brasil,essa manifestações teve mortos e muitas violencias na Inconfidencia Mineita Tiradentes é um exemplo que manifestava pela liberdade do pais.e a conjuração baiana foi pessoa humuildes que estava passando pro dificuldades,tentavam melhorar o pais.
      2- Tiradentes foi um avanço para o pais,pois ele lutou por um brasil melhor,ele fez de tudo para que o pais progresisse,nao deu muito certo sua luta. Mas ele morreu tentando com garra contra a coroa Portuguesa.Tiradentes foi um corajoso que queria o melhor para o brasil ele foi um heroi
      3-Napoleoa foi um Rei que queria de todo custo conguistar a Europa,o pais que ele conseguiria de jeito nenhum foi a Inglaterra. D.Joao conseguiu que Napoleao parase de lutar,mas ele fica sabendo que Portugal nao estava seguindo suas regras entao manda todo seu exercito invade Portugal,a Familia real decidiu vim para o brasil fungindo de Napoleao trazendo todos os documentos que ajudou na independencia,
      4-Acontecendo a abertura dos portos da nações amigas e a elevação do reino unido abriu portas para que o brasil tivesse mais importancia. O rei de Portugal que tinha vindo para o brasil teve que voltar para seu pais,pois tiveram manifestações,mas nao podia deixar o brasil, entao pediu para seu filho para ficar e reinar e foi para Portugal.como as manifestações nao pararam ele teve que mandar seu filho voltar para Portugal,como seu filho nao aceito aproposta D.joao nao aceito q ele ficasse mais ele nao queria sair daqui do brasil entao comecou a independia do brasil.

      Excluir
    2. Diego Fernando e Gabriel Moreira numeros 08 e 112 de setembro de 2013 às 19:50

      1-A igualdade e que as passoas nao concordava com as atitudes das pessoas de classes mas alta (reis e presidentes).
      A diferenças e que a conjuraçao mineira,nao foi um movimento restrito a questoes politicas liberais e liderada por pessoas instruidas ou bem-sucedidas ecomonmicamente.A conjuraçao baiana seus objetivo era promover mudanças de carater social baseadas em diferenças de cor de pele e a aboliçao da escrvidao.
      E hoje em dia as pessoas estao revoltada com as coisas que estao acontecendo como buracos nas ruas ,aumento de passagem etc.


      2-E que Tiradentes nao devia ser tratado com tanta enfase , ele fazia parte do grupo mas nao era um dos lideres.
      A manipulaçao mencionada nas aulas era que Tiradentes nas imagem tinha uma semelhança com Jesus sendo que ele era militar e nem podia usar barba e cabelos longos na epocas.


      3-Era que ambos paises França e Brasil tinha seus personagens mais ilustrados e chega num ponto que ambos ficam revoltado com Napoleao e D.Joao e com as atitudes tomadas pelos os dois.


      4-E que com a abertura das naçoes amigas e a elevaçao a Reino Unido foram muito importante para o Brasil que com isso passou a comercializar com muitas outras naçoes . e isso ajudou muito na indepen dencia do Brasil.

      Excluir
  12. Emily Oliveira da Silva nº 10 e Karolaynne Baeta Carvalho nº172 de setembro de 2013 às 15:45

    1- A Conjuração Baiana,a Inconfidência Mineira e as manifestações de rua de 2013 são similares pelo fato de quererem um governo sem corrupção,onde haja maior preocupação pela melhoria da população em geral entre outros aspectos que necessitam de mudanças.
    A diferença é que por mais que o povo da época do Brasil Colonial lutasse por um governo mais igualitário,todas as tentativas não deram certo,já nos dias de hoje,podemos ver que as manifestações não têm sido em vão,embora os problemas demorem um pouco a serem solucionados,o governo passou a escutar mais a voz do povo.

    2- Na opinião da dupla,Tiradentes foi retratado em pinturas com a aparência de Jesus Cristo,apesar dele não ter tido cabelos e nem a barba grandes, porque ele era militar e não era permitido muitos pêlos por questão de higiene pessoal. Por isso fizeram essa comparação para que ele fosse visto como um herói que lutou para o melhor de Minas Gerais.

    3- Napoleão tem sim tudo a ver com a Independência do Brasil, pois se ele não tivesse subido ao poder na França e feito pressão em D. João,ele não teria vindo para o Brasil, aberto os Portos,elevado à Reino Unido,que foram fatores importantes para a Independência.




    4- Até D. João chegar aqui, o Brasil era considerado uma colônia. A abertura dos Portos e a elevação à Reino,foram fatores importantes para a Independência,pois o Brasil tinha a mesma importância que Portugal e tinha livre comércio com Nações amigas,sem a interseção da Metrópole.

    ResponderExcluir
  13. Tiago Campos Gabriel Eduardo numeros 31,102 de setembro de 2013 às 19:20


    1-A conjuraçao mineira resumidamente foi um grupo de pessoas que se juntavam para lutar pelas constantes derramas e a diminuicao do ouro, foi uma revolta! e ela teve um de seus integrantes, Tiradentes morto e esquartejado para servir de exemplo a quem pensasse a ser adepto.
    Ja a conjuracao baiana queria acabar com distincao de cor e abolir a escravatura, e seus adeptos eram donos de jornais e pessoas anonimas etc.
    Ja hoje em dia as manifestacoes tinham um cunho muito parecido, e como se nas tres o povo quisesse, pera ai porque isso esta acontecendo tem que parar, vamos juntar um grupo de peesoas e lutar para resolver.


    2-Nao muito correto, pois ele nem era lider do movimento e nao merecia tanta enfase.
    A imagem de Tiradentes retratada tambem e muito diferente pois nas fotos ele e retratado como uma aparencia parecida com a de jesus, sendo que ele era militar e nao poderia estar com a barba e o cabelo grandes.


    3-A relacao entre eles e que ambos eram pessoas muito queridas e conhecidas e aptas a tomar o trono,
    Napoleao por causa de seu poderio e taticas militares, D.Joao por causa dele ja ter sido treinado desde pequeno para exercer a funcao de Rei.


    4-A abertura dos portos foi de extrema importancia, pois com ela o Brasil poderia comercializar seu produtos com outras nacoes sendo assim um passo importantissimo para sua independencia. E a elevacao para Reino Unido deu ao Brasil estatus de quase um pais independente as outras nacoes facilitando assim ate mesmo seu comercio e tornando dono de suas financias.

    ResponderExcluir
  14. Patrick de Cesar,Raphael Souza. numeros:21,24 sala 72 de setembro de 2013 às 22:05

    1-Bom,a Inconfidência Mineira foi um movimento feito de pessoas ricas,já a conjuração baiana são pessoas pobres,e nos protestos desse ano são pessoas de todas as classes socias;a Inconfidência mineira lutava pela independencia das regiões das minas gerais,já a conjuração baiana,o motivo da rebelião era fome e miséria,a Inconfidência mineira não era a favor da liberdade de escravos,mas a conjuração baiana era a favor,e os protestos desse ano estão combatendo,entre varios fatores,a corrupção.Um fato entre esses 3 movimentos que são similares são as ideias iluministas de liberdade,igualdade e fraternidade,todos esses movimentos buscaram e buscam os seus direitos atraves de ideias iluministas.
    2-A sua imagem atual q foi deixada por alguns artistas apos a independencia do Brasil,se asssemelha muito a Jesus Cristo,porque após a independencia o país precisava de um heroi nacional e o pintor Pedro Américo começou a dar essa imagem à Tiradentes atraves de quadros que retratavam a imagem de Tiradentes parecida com a de Jesus Cristo.
    3-Portugal recusou-se cumprir o bloqueio continental feito por Napoleão,entao Napoleão resolve invadir Portugal,só que na época o principe regente D.João VI fugiu para o Brasil,com a vinda da família real para o Brasil o mesmo ja deixou de ser colônia e com o tempo se torna tão importante quanto Portugal.
    4-Com a abertura dos portos o Brasil estava livre para o comércio com nações aliadas,e com a elevação do país o Reino Unido fez com que o mesmo tivesse a mesma importancia de Portugal.Esses dois fatores fizeram o Brasil ter uma importância politica maior e foram grandes passos para a independencia.

    ResponderExcluir
  15. Ramon Henrique Nº: 26 e Leandro José Nº:19 Turma: 2º ano 82 de setembro de 2013 às 22:15

    1- A Inconfidência Mineira é uma revolta feita pelos ricos. Com a diminuição gradual do ouro, a derrama (o famoso imposto daquela época) foi aumentando gradativamente, deixando as elites mineiras cada vez mais insatisfeitas. Proprietários de terras e de escravos, mineradores e juízes, militares, médicos e padres se reúnem em segredo.
    A Conjuração Baiana foi uma revolta feita pelos povos mais pobres contra a fome e a miséria. Por ser composta por pessoas mais pobres, propunham a libertação dos escravos.
    Atualmente, o Brasil passou por manifestações exigindo melhoras na saúde, educação e transporte público (incluindo a diminuição nas tarifas dos ônibus). Esses movimentos são muitos parecidos, pois os três propunham melhores condições de vida (todos eles buscam direitos como cidadãos).

    2- Tiradentes foi tido como um ídolo, um herói pelo povo brasileiro. Tendo até seu próprio feriado no calendário. Tiradentes foi importante, o principal nome da Inconfidência Mineira, tendo o status de herói, sua imagem teve semelhança com a de Jesus Cristo.

    3- Para acabar com a oposição da Inglaterra, Napoleão decreta o Bloqueio Continental ( que é a proibição de todos países europeus de comercializar com a Inglaterra), como Portugal era subordinado a Inglaterra( por causa do Tratado de Methuen), Portugal se recusa a cumprir o Bloqueio Continental, Napoleão ordena as tropas a invadirem Portugal. D. João (príncipe regente de Portugal) toma uma decisão ousada para não perder o trono, embarca a Família Real e todos os documentos e funcionários importantes para o Brasil, a Inglaterra ajuda a Família Real na fuga para o Brasil. Ao chegar, D. João abre os portos brasileiros para as nações amigas, principalmente a Inglaterra, Também é permitido a instalação de manufaturas no Brasil, as manufaturas brasileiras não podem competir com as estrangeiras. D. João decreta em 1816, que o Brasil era um Reino Unido a Portugal. Com a derrota de Napoleão, a população começa a exigir a volta do rei. No entanto, o poder do rei não poderia ser absoluto como antes. D. João enrola Portugal até o último instante, vendo que ele poderia ser retirado do cargo de rei, ele retorna a Portugal, mas deixa seu filho, D. Pedro como príncipe regente do Brasil. As cortes portuguesas insatisfeitas decidem diminuir a importância do Brasil. D. Pedro fica insatisfeito com a posição da corte, seu pai, D. João ordena o retorno dele para Portugal (pois ele tava sendo pressionado pela corte), mas D. Pedro declara q não retornaria para Portugal. Este dia ficou conhecido como o "Dia do Fico". Informado durante viagem a São Paulo, que pela última vez ele retorna-se a Portugal, mas ele não aceita e profere o "Grito do Ipiranga".

    4- Com a abertura dos portos o Brasil se sobrepõe as demais colônias de Portugal e com a elevação do Brasil de colônia a Reino Unido, o Brasil se iguala a Portugal, tendo os mesmos direitos que os portugueses legítimos, a única coisa que impediu que o Brasil volta-se a ser colônia foi a recusada de D. Pedro a retornar para Portugal. Com isso o Brasil ficou independente de Portugal.

    ResponderExcluir
  16. Alessandra n° 01 e Thaize n°29 turma: 2°08
    1) A Inconfidência Mineira ocorreu com o imposto conhecido como "quinto" que era 20% do valor cobrado pelo ouro. Foi um movimento fechado que teve como grande culpado Tiradentes, era um líder dos inconfidentes e por isso foi esquartejado e tendo seus membros distribuídos por algumas cidades para que ninguém fizesse o mesmo que ele, pois se fizessem aconteceria o mesmo. A conjugação Baiana foi um movimento aberto que os baianos pediram mais atenção para seu estado por que depois que o Rio de Janeiro virou capital o estado da Bahia foi esquecido e começou a ter custo de vida muito alto. Os movimentos de rua deste ano foi com o objetivo da diminuição dos impostos e as melhoras da nossa saúde e educação, foi um movimento sem brigas mais que as vezes tinham algumas pessoas que queriam somente bagunçar. Os três movimentos foram para pedir melhoras para a população, porém a Inconfidência e a Conjugação foram respondidas com algum tipo de violência, pois naquela época o país não deixava o povo protestar. E hoje há uma visão diferente das coisas.

    2) Na nossa opinião Tiradentes foi um herói para "salvar" (de certa forma) seu povo, muito comparado também com Jesus Cristo (que também "morreu por nós"). Ambos morreram pelo povo, além das características físicas retratados nos quadros com barba e cabelos longos.

    3) Napoleão, durante seu império recebeu admiração de muitas pessoas mas, também despertou ressentimento de seus adversários. Era um militar bastante competente e um ótimo administrador. Depois das suas grandes vitórias, ele ordenou criação de nações, destruiu alguns reis e criou medidas dominantes e violentas. Daí surge o motivo da família real ter vindo ao Brasil na tentativa de fugir dos ataques de Napoleão. Após tudo que ocorre no Brasil em relação a família real o príncipe Dom Pedro I declara a Independência do Brasil.

    4) A Abertura dos Portos ás nações amigas foi de extrema importância para o Brasil no motivo qual ficou independente em relação a comercialização, o Brasil não precisava mais de depender totalmente da Inglaterra para o comercio, a elevação do Reino Unido também muito importante pois o país agora poderia competir com os produtos estrangeiros. Isso fazia com que o Brasil pudesse produzir, comercializar e não teria mais que obedecer a Portugal.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Adrielle e Suellen , 2º7 * numº 2 e 27
    1-Se o quinto não fosse pago corretamente, Portugal tinha que fazer essa cobrança de algum jeito, então declararam a derrama, só que o povo nao aceitou e tentaram mudar isso de alguma forma.
    Na conjuração o povo queria um pais mais livre, usando as ideias dos ilumistas. A conjuração Baiana era a favor de mais igualdade, usaram tambem as ideias iluministas que queriam a diminuição dos impostos. Os protestos eram a favor de menos tarifa urbana e gastos públicos, os fatos se igualam na vontade de mais igualdade entre as classes.

    2-Nas pinturas retratavam Tiradentes como Jesus Cristo. Mais todos os fatos indicam que isso é totalmente mentira pois ele nao teve cabelo e nem barba grande pelo fato de na época militar não podia ter muito cabelo pelo corpo, as imagens dele como Jesus era para que o povo o visse como um homem que fez bem pra o Brasil.

    3- O bloqueio continental foi criado por Napoleão, ele determinava que nenhum pais podia fazer nenhum tipo de comércio com a Inglaterra, porém Portugal tinha um contato grande com a Inglaterra por tanto se ele aceitasse o bloqueio atrapalharia sua renda.O rei de Portugal tenta ficar ao maximo , até que nao da mais , entao ele pega sua familia e fogi para o Brasil.

    4- Com a abertura dos portos o Brasil poderia comercializar com qualquer outro país , coisa que ele nao podia fazer antes, sendo assim ele teria sua propria economia .

    ResponderExcluir

Esquemas úteis