- Conclusão da revolta:
- Três traidores (entre eles Joaquim Silvério dos Reis) denunciaram o movimento às autoridades.
- Os inconfidentes ficaram presos por três anos até saberem de suas penas enviadas por Portugal.
- Tiradentes, o alferes, foi o único a morrer na forca para servir de exemplo à população. Seu corpo foi esquartejado e suas partes espalhadas pelos vilarejos mineiros.
- A Conjuração Baiana:
- Motivo de insatisfação: o povo da Bahia passava por miséria e fome.
- As idéias iluministas chegam também à Bahia.
- Cartazes nas ruas de Salvador conclamavam os moradores para uma rebelião.
- Segundo os revoltosos, o povo da Bahia só teria liberdade, igualdade e fraternidade se fosse independente de Portugal.
- Base e idéias sociais:
- Diferentemente da Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana teve participação direta das camadas mais pobres da sociedade e por isso era chamada também de Conjuração dos Alfaiates.
- Por ser composta de pessoas pobres, seus ideais de igualdade eram mais radicais: defendiam a libertação de todos os escravos.
- Fim do movimento: a repressão portuguesa foi muito violenta. Os membros foram condenados a degredos para a África e a açoitamentos públicos. Todos os líderes do movimento foram condenados à morte na forca.
Páginas
Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.
Informe-se
Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Esquema de aula - Segundos Anos - 15/08/2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário