Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



domingo, 10 de março de 2013

Aula - Segundos Anos - 05/02/2013 a 08/03/2013


  • A União Ibérica:
    • A morte de D. Sebastião, rei de Portugal, em 1578 provoca uma crise sucessória.
    • Diversos monarcas europeus reclamam para si o trono de Portugal.
    • Em 1580, Felipe II, rei da Espanha, exige o trono português, unindo as duas coroas e construindo vasto império.
    • Conseqüências para o Brasil:
      • Fechamento dos portos brasileiros aos navios holandeses.
      • Supressão temporária do Tratado de Tordesilhas.
      • Interrupção temporária do tráfico negreiro e aumento da escravidão indígena.
  • Ataques e invasões estrangeiras:
    • A França Equinocial (1612-1615):
    • Mesmo após a derrota da França Antártica, os franceses continuaram com as tentativas de invasão do Brasil.
    • Os franceses chegam ao Maranhão e fundam o forte de São Luís (que mais tarde torna-se a capital São Luís).
    • Em 1615, após indisposições e acordos os franceses são expulsos da área.
  • As invasões holandesas (1624-1654):
    • Os holandeses invadem Salvador, na Bahia.
    • Com a chegada de uma esquadra portuguesa, uma guerrilha consegue expulsar os invasores em 1625.
    • No entanto, após reunir uma grande esquadra, a Holanda invade o Brasil mais uma vez, na região de Pernambuco.
    • A chegada de Maurício de Nassau ajuda a fortalecer a colônia holandesa no Brasil, que se estende do litoral de Sergipe até o Maranhão.
    • Nassau se aproveita para ajudar os produtores de açúcar e aproximar-se da população local.
    • Achando essa administração muito dispendiosa, o governo da Holanda acaba por demitir Nassau e enfraquecer sua colônia na América.

Mineração no Brasil colonial

  • Bandeirismo
    • Movimento expansionista desenvolvido pela população de São Paulo de Piratininga no século XVII.
    • As bandeiras e as entradas:
      • Bandeiras: organizadas por iniciativa privada, não se preocupando com tratados como o de Tordesilhas.
      • Entradas: organizadas oficialmente pelo Estado português, respeitavam os tratados e limites internacionais.]
  • Fatores favoráveis:
    • São Paulo estava livre de invasões estrangeiras.
    • Condição de pobreza dos habitantes: a agricultura dificultada pelo relevo e o profundo desinteresse da metrópole pela capitania não deixava alternativa à população senão buscar novas oportunidades no interior.
    • O interior da capitania propiciava ricos produtos para serem trocados ou vendidos: índios e metais preciosos.
  • A captura dos índios:
    • A escassez de mão-de-obra era crítica na capitania de São Paulo.
    • A população da capitania era, em sua maioria, mameluca (descendente de indígenas) e não via nada de errado na escravização de indígenas, que eram chamados de "negros da terra".
    • A falta de mão-de-obra para os engenhos torna-se tão grave que os paulistas decidem atacar as próprias missões religiosas, nas quais os índios já estavam cristianizados e "domesticados". A caça de índios bravios na mata era dispendiosa e perigosa.
  • O bandeirismo de contrato:
    • Os bandeirantes passam a servir cada vez mais aos grandes proprietários rurais e à própria coroa portuguesa.
    • Faziam guerra aos índios hostis e destruíam quilombos de resistência negra.
    • Essa forma de atuação era firmada através de um contrato, que estabelecia certa remuneração.
    • Foi com o bandeirismo de contrato e a expedição de Domingos Jorge Velho que o importante quilombo dos Palmares (localizado em território alagoano) foi destruído.
  • Conseqüências e significados do bandeirismo:
    • Foi de fundamental importância para a ampliação do território português na América.
    • Exploração das riquezas do interior da colônia.
    • Captura de áreas e missões de domínio espanhol.
    • Deu ao território brasileiro configuração semelhante à atual.
  • A expansão territorial:
    • Três grupos se destacaram no processo de interiorização da colônia:
    • O bandeirante: organizando expedições de captura de indígenas e prospecção mineral (Área de destaque: SP, MG, MT, GO).
    • O vaqueiro: figura voltada para a criação de gado e ampliação das pastagens (Área de destaque: sertão do Nordeste, Vale do Rio São Francisco e sul de MG).
    • O missionário: envolvido na catequese dos indígenas e na fundação de missões (Área de destaque: RS, SC e PR).
  • A Restauração Portuguesa
    • 1640: o movimento pela restauração do trono e pela emancipação da Espanha chega ao auge.
    • Os nobres portugueses, aproveitando-se da insatisfação geral contra o domínio espanhol, aclamam D. João, duque de Bragança, como novo rei de Portugal.
    • Contra a independência, a Espanha declara guerra a Portugal.
    • Para garantir o êxito do movimento de restauração, a nobreza portuguesa firma acordos com outros países europeus, que se comprometem no apoio a Portugal.
  • Os movimentos nativistas
    • Após o fim da União Ibérica, a administração portuguesa no Brasil aumenta a sua fiscalização.
    • Por causa disso, diversas revoltas coloniais eclodiram durante o século XVII e no início do século XVIII:
    • A revolta contra os governadores: insatisfeitos com os novos impostos, populares depõem o governador do Rio de Janeiro.
    • A Guerra dos Emboabas: conflito entre paulistas (bandeirantes) e emboabas (forasteiros) pela supremacia na região das Minas Gerais.
    • Revolta de Vila Rica: Felipe dos Santos foi morto após incitar uma rebelião popular contra os novos impostos.
    • A Guerra dos Mascates: conflito entre senhores de engenho de Olinda e comerciantes portugueses de Recife. No final do movimento, Recife torna-se a nova capital de Pernambuco.
  • A Mineração
    • A descoberta do ouro no Brasil:
      • Bandeirantes paulistas fazem expedições ao interior e encontram ouro na região de Minas Gerais.
      • Milhares de pessoas (do litoral brasileiro e mesmo de Portugal) rumam para interior.
      • O grande número de pessoas e a fraca presença do Estado acabaram transformando a região das minas em uma terra sem lei.
      • Portugal manda inúmeras tropas para conter os conflitos. A dura lei portuguesa passa a valer em Minas Gerais.

4 comentários:

  1. Oi Felipe, infelizmente, não tenho aula com você esse ano, mais vou seguir com certeza esse seu blog, suas aulas são muito boas!

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    Respostas
    1. Olá, Douglas. Obrigado. Saiu do HD? Onde está estudando? Se tiver qualquer dúvida de História que queira tirar, pode usar o espaço do blog ou mesmo do Facebook. Uma vez aluno, sempre aluno. Abraços!

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    2. Não tinha te visto na escola ainda e por isso achei que pudesse ter saído. Não é comum para mim deixar de pegar algum segundo ano. A última vez em que isso aconteceu acho que foi em 2007, por isso ainda acho estranho o fato de ter dado aula para uma turma num ano e não continuar o trabalho no ano seguinte.
      De qualquer forma, sempre que tiver alguma dúvida, pode perguntar, sem problemas. Abraços.

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  2. Sempre estarei perguntando Felipe, eu queria mesmo ter aulas com você. Suas aulas são aquelas que aprendemos só com a sua explicação, mais como não foi possível sempre estarei aqui perguntando! Muito Obrigado.

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