Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



domingo, 10 de março de 2013

Aula - Terceiros Anos - 05/02/2013 a 08/03/2013


Brasil na Primeira República

- A República da Espada:
   - Proclamação da República: formato de golpe militar, sem qualquer participação popular. D. Pedro II e a família real são expulsos do país.
   - Contexto econômico:
       - Grandes exportações de café davam grande poder à elite agrária.
       - A produção da borracha, no norte do Brasil, dava grandes lucros, apesar do processo precário de extrativismo.
   - A indústria nacional dava seus primeiros passos, impulsionada pela postura inovadora do antigo imperador. Surge o proletariado brasileiro.
- O Governo Deodoro da Fonseca:
   - Primeiro presidente do Brasil.
   - Eleito pelo voto indireto do Congresso (segundo a constituição).
               [Explicar aqui como se deu a "eleição" de Deodoro: ameaça de soldados nas ruas sob as ordens do marechal para convencer os deputados e senadores.]
   - Crise:
       - Política do Encilhamento (produção de papel moeda para aumentar o crédito).
       - Fechamento de jornais opositores e tentativa de fechamento do Congresso.
       - Revolta da Armada.
   - Deodoro renuncia por causa da ameaça de uma guerra civil.
- O Governo Floriano Peixoto:
   - Também um militar, como Deodoro da Fonseca.
   - Deu total apoio aos cafeicultores, base econômica de seu governo.
   - Governou de forma autoritária.
   - Combateu a Revolta da Armada com apoio dos EUA
- A Constituição de 1891:
   - Estabelecia três poderes: executivo, legislativo e judiciário.
   - O voto:
       - Voto direto para presidente, governadores, prefeitos, deputados federais e estaduais, senadores e vereadores.
       - Podiam votar: homens, maiores de 21 anos que não fossem soldados, padres ou analfabetos. Exclusão de 80% da população brasileira.
   - Altos índices de fraudes e coerção nas eleições.
   - Implantação do federalismo: maior autonomia para os estados e suas oligarquias.
   - Separação entre e Estado e Igreja.
- O café, os imigrantes e a industrialização
   - Café: maior produto brasileiro para a exportação.
   - Problema: queda dos preços no mercado externo:
       - O governo intervém no mercado através do Convênio de Taubaté: o governo compra os excedentes da produção para forçar a elevação dos preços.
       - O governo contrai empréstimos com bancos ingleses e aumenta impostos sobre a população.

- A República das Oligarquias (1894-1930):
   - Primeiro presidente civil: Prudente de Morais.
   - O poder estava localizado nos estados: grupos ligados à produção agrícola dominavam o cenário político.
   - Esquema oligárquico:
       - Política dos Governadores: garantia autonomia aos governos estaduais. Em troca, deputados e senadores federais não atrapalhavam as medidas presidenciais.
       - O coronelismo: os chefes políticos locais (grandes fazendeiros, ainda possuidores do título de Coronel da antiga Guarda Nacional) garantiam a manutenção de grupos favoráveis no poder através do voto de cabresto.
       - Política do Café-com-Leite: controle da sucessão presidencial feito pelos estados de Minas Gerais e São Paulo, mais fortes economicamente.
- Presidentes da República Velha (Período Oligárquico): Prudente de Morais, Campos Sales, Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha, Marechal Hermes da Fonseca (ruptura do Café-com-Leite), Venceslau Brás, Delfim Moreira, Epitácio Pessoa, Artur Bernardes e Washington Luís.

Rebeliões na República Velha
- A crise social no campo:
   - Os trabalhadores rurais viviam em condições miseráveis.
   - O alto lucro e o luxo ficavam com os grandes latifundiários.
- A Revolta de Canudos:
   - Comunidade formada por camponeses pobres em uma terra sem dono no interior da Bahia.
   - Organizados pelo pregador religioso Antônio Conselheiro.  
   - Os fazendeiros da região não viam a autonomia dos camponeses com bons olhos.
   - Antônio Conselheiro ainda pregava um discurso religioso a favor da monarquia.
   - Expedições militares foram enviadas pelo presidente:
       - As três primeiras são derrotadas.
       - A quarta tinha até canhões alemães comandados por dois generais e arrasou o arraial após uma batalha de três meses.

- A Revolta do Contestado:
   - Movimento camponês ocorrido em Santa Catarina.
   - A instalação de madeireiras e de uma companhia norte-americana construtora de estradas de ferro causou insatisfação entre os camponeses. Motivo: eles eram expulsos de suas terras.
   - Base religiosa: os camponeses, guiados pelo "monge" José Maria, acreditavam que Cristo retornaria para ajudá-los.
   - Com essa convicção, iniciaram ataques contra as empresas.
   - O presidente intervêm, acionando o exército, que massacra os camponeses.
- Cangaceiros no sertão nordestino:
   - Condições de miséria, fome e desigualdade social criam milhares de excluídos.
   - Os latifundiários tinham poder e riqueza.
   - Os cangaceiros, revoltados com essa situação, torturavam, roubavam e matavam. A violência era disseminada também entre os policiais.
   - Os cangaceiros deixam de existir à medida que a força policial foi tornando-se mais forte.

- A Revolta da Vacina:
   - Em 1904, o prefeito do Rio de Janeiro decide modernizar a cidade, destruindo os cortiços e exterminando as doenças endêmicas.
   - O plano de saneamento proposto pelo médico Oswaldo Cruz incluía a vacinação contra a febre amarela, a varíola e a peste bubônica.
   - A população, pouco esclarecida, não entende o princípio da vacinação e se recusa a tomar as vacinas.
   - O governo age de forma autoritária e torna a vacinação obrigatória. Essa atitude é explorada pela oposição, que incita a população a se revoltar.
   - A rebelião causa um quebra-quebra que termina até em mortes. No entanto o problema com as doenças diminui.
- A Revolta da Chibata:
   - Revolta de marinheiros contra o abuso de autoridade e os maus tratos dentro dos navios da Marinha.
   - Além disso, reivindicavam melhores soldos (salários).
   - Os marinheiros tomam os navios e ameaçam bombardear bairros nobres e a sede do governo no Rio de Janeiro.
   - O governo negocia e põe fim às chibatas, mas os marinheiros são presos e seus líderes são fuzilados.
- O tenentismo:
   - Os jovens oficiais do exército estavam insatisfeitos com o domínio das elites agrárias no Brasil.
   - Resolvem tentar mudar o país, conclamando revoltas entre os próprios militares.
   - Insatisfeitos com o presidente, tomam o Forte de Copacabana.
   - Sem apoio dos outros militares, 18 tenentes saem do forte marchando armados pela praia contra as oligarquias.
   - Apenas dois deles sobrevivem ao conflito que se seguiu.

Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa

  • A Belle Époque:
    • Os constantes melhoramentos tecnológicos do final do século XIX e do início do século XX criam uma situação de euforia em todo o mundo.
    • O aperfeiçoamento dos motores a combustão, as invenções do cinema, do avião e os grandes avanços da medicina previam um mundo com melhor qualidade de vida.
    • Mas os nacionalismos exacerbados e o crescente imperialismo alteram essas previsões.
  • A Primeira Guerra Mundial:
    • O crescimento dos monopólios europeus cria uma situação de alta rivalidade.
    • Os países europeus começam a competir por mercados da Ásia e da África.
    • Os ânimos se exaltam e velhas feridas ressurgem:
      • Inglaterra e França: rivais históricas desde a Idade Média.
      • França e Alemanha: a França foi humilhada na derrota da Unificação Alemã.
      • Inglaterra e Alemanha: rivalidade entre os mais industrializados.
      • Império Austro-Húngaro e Rússia: disputa territorial e étnica.
      • Alemanha e Itália e potências européias: disputa por colônias.

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