Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



domingo, 10 de março de 2013

Aulas - Primeiros anos - 05/02/2013 a 08/03/2013


O que é História

  • Definição de História: estudo do passado da Humanidade, suas transformações e permanências.
  • Fontes históricas: vestígios do passado. Podem ser fontes escritas, orais, visuais ou de cultura material.
  • Patrimônio histórico: fontes históricas materiais encontradas em instituições públicas e privadas, museus, igrejas etc. Tal patrimônio pode ser tombado para auxiliar sua conservação.
  • O estudo da História:
    • Antes considerada estudo de grandes personalidades e documentos importantes do passado de um povo ou uma localidades.
    • Atualmente, a História compreende o estudo de diversas classes sociais e uma grande variedade de fontes.
  • Conceito de tempo:
    • O conceito de tempo é uma criação humana, a forma como dividimos os períodos de rotação e translação da Terra, dias, meses, anos, horas, minutos, etc.
    • Concepções temporais:
      • Tempo cíclico ou natural.
      • Tempo linear ou cronológico.
      • Tempo histórico
    • Contagem do tempo:
      • Milênio: 1000 anos
      • Século: 100 anos
      • Quartel: 25 anos
      • Década: 10 anos
      • Quinquênio: 5 anos
      • Biênio: 2 anos
    • Regras fundamentais para a contagem dos séculos:
      • Anos terminados em dois zeros: pertencem ao século correspondente expresso na centena do numeral.
        • Ex: ano 200 AC, séc. II AC; ano 600 DC, séc. VI DC; ano 1600 DC, séc. XVI DC.
      • Anos não terminados em dois zeros: soma-se mais um ao algarismo expresso na centena do numeral.
        • Ex: ano 450 AC, séc. V AC; ano 80 DC, séc. I DC; ano 1993 DC, séc. XX DC; ano 2013 DC, séc. XXI DC.
  • Divisão tradicional da História:
    • Pré-história: período anterior à escrita.
    • Idade Antiga: de cerca de 6000 AC até 476 DC.
    • Idade Média: de 476 DC a 1453 DC.
    • Idade Moderna: de 1453 DC a 1789 DC.
    • Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.

Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados

  • A origem do homem:
    • Existem duas grandes correntes para o surgimento do ser humano:
      • Evolucionismo: todos os seres vivos, inclusive o ser humano, seguiriam uma evolução biológica contínua, de organismos simples a organismos complexos.
      • Criacionismo: todos os seres vivos, inclusive o ser humano, teriam sido criados por um ser supremo e criador de tudo em dado momento.
  • Evolução humana:
    • De acordo com as pesquisas de fósseis e outros vestígios, os primeiros humanos guardam grandes semelhanças com outros grupos de primatas.
    • Por motivos ambientais e de adaptação, o organismo dos primeiros hominídeos adquiriu lentamente a forma e as capacidades do corpo humano.
  • Periodização questionável:
    • Tradicionalmente, o período em que os humanos desconheciam a escrita é chamado de Pré-História.
    • No entanto, muitos aprendizados e transformações ocorreram para os seres humanos antes da descoberta da escrita.
    • No período Paleolítico, os primeiros humanos eram caçadores ou coletores nômades. Sua principal descoberta foi o domínio do fogo.
    • No período Mesolítico, os homens passam a cultivar as primeiras plantas e por um processo de sedentarização.
  • Revolução Neolítica
    • No período Neolítico, os humanos, já mais desenvolvidos, produzem ferramentas mais adequadas, domesticam animais e desenvolvem suas crenças religiosas.
    • Com mais alimentos e ferramentas, famílias cresceram e viraram clãs, cujo líderes eram os patriarcas.
    • O desenvolvimento de clãs fixos em um lugar com alimentos e plantações abre caminho para o surgimento das primeiras cidades.
  • Idade dos Metais
    • O descobrimento do cobre, metal maleável e fácil de ser trabalhado, transforma mais ainda a vida humana. Fundindo-o, é possível desenvolver objetos e armas mais duráveis.
    • O trabalho com o ferro exigiu ainda mais técnica e estudo, porém produzia ferramentas ainda mais resistentes.
  • O surgimento do Estado:
    • A diversificação das atividades econômicas tornou a organização familiar inadequada.
    • Surge assim os primeiros governantes, primeiramente reis-sacerdotes e depois apenas chefes políticos.
    • Surge também a apropriação da propriedade (inicio da propriedade privada).

A origem do homem americano

  • Estudos comprovam que os primeiros homens apareceram na África.
  • Sua expansão para outras partes do mundo foi lenta e gradual.
  • Aproveitando grandes períodos glaciais, a raça humana realizou movimentos migratórios para continentes distantes.
  • O homem nativo americano guarda maiores parentescos com o asiático do que com o africano.

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