Caros alunos, este espaço permanente será destinado à reunião de materiais curriculares e extra curriculares. Acredito que aqui conseguirei disponibilizar recursos a mais para quem necessita de uma ajuda ou para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em História.

Informe-se

Para aqueles que se preparam para concursos em geral, a dica é se manter sempre informado. Jornais online são uma ótima fonte de informação, principalmente pelo fato de podermos selecionar aquilo que realmente nos interessa. Seguem alguns muito bons: Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; O Globo; G1; Barbacena Mais; Barbacena Online; BBC (britânica) e CNN (americana).

Atividades avaliativas - Segundo Bimestre


Caros alunos, seguem os links para a realização das atividades bimestrais obrigatórias. Façam com dedicação. São estas as observações:
  • As atividades devem ser feitas em quartetos.
  • Serão atribuídos de 8,0 (oito) pontos bimestrais
  • Utilizem as próprias palavras e conhecimentos e explorem bem os temas propostos nas respostas, bem como nas justificativas. Cópias da internet, de outros grupos e com uso de IA serão identificadas e não serão corrigidas.
  • No link, poderão escrever livremente as respostas em seus respectivos campos, as quais, ao final, serão diretamente enviadas.
  • O prazo para o envio será até, sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, às 23:59. Postagens após essa data e horário não serão corrigidas.
Mãos à obra!



sexta-feira, 22 de março de 2013

Aulas - Primeiros Anos - 12/03/2013 a 22/03/2013


Mesopotâmia, Egito e Reino de Cuxe


  • Mesopotâmia: terra entre rios
    • A importância da água doce para os primeiros povos agriltores, que buscavam sempre sedentarizarem-se em terras férteis.
    • Diversos povos (sumérios e acádios amoritas assírios e caldeus) invadiram a Mesopotâmia (Terra Entre Rios) e contribuíram para seu desenvolvimento.
    • Cidades puderam surgir na região, com especialização do trabalho e das funções.
    • Os povos mesopotâmios
      • Sumérios: destacaram-se em obras de irrigação e pelo desenvolvimento da escrita cuneiforme. Suas 12 cidades-estado eram governadas pelos Patesi (rei-sacerdote).
      • Babilônios ou amoritas: grande desenvolvimento comercial e criação do Código de Hamurábi.
      • Assírios e caldeus: os assírios eram dedicados às armas e guerras; os caldeus produziram maravilhas artísticas e arquitetônicas sob o reinado de Nabucodonosor.
    • Economia e vida social
      • Rígida divisão social: nobres, guerreiros, sacerdotes e funcionários no topo, escravos e camponeses na base.
      • Grandes enchentes causavam estragos. Diques e sistemas de proteção foram desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esquemas úteis